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F-1
Inglês quer acordo com montadoras
Ecclestone propõe estabilidade até 2015
DA REPORTAGEM LOCAL
Bernie Ecclestone decidiu agir.
E ontem, após semanas de provocações entre a FIA (entidade máxima do automobilismo) e as
montadoras, pôs na rua o seu plano para garantir o futuro da F-1.
Em uma reportagem do "Sunday Times", da Inglaterra, o principal executivo da categoria propôs uma troca: se as equipes aceitarem renovar o Pacto de Concórdia até 2015, ele comprará de volta
os 75% de ações da Slec que hoje
estão com bancos europeus.
Assinado em 1998 e válido até 31
de dezembro de 2007, o pacto é o
contrato que rege todas as relações comerciais na F-1. É esse documento que estipula, por exemplo, quanto cada time recebe pelos direitos de TV, uma das causas
de insatisfação das montadoras.
O descontentamento é tão grande que, em 2001, BMW, DaimlerChrysler, Fiat, Ford e Renault
fundaram uma empresa, a
GPWC, e anunciaram a criação de
um campeonato paralelo a partir
de 2008 -quando acaba o pacto.
De lá para cá, a GPWC conversou com Ecclestone e o ambiente
melhorou. Mas, nas últimas semanas, as relações voltaram a ficar tensas, com as críticas das fábricas às novas regras da F-1.
O que Ecclestone tenta oferecer,
agora, é dinheiro para salvar times em dificuldade. Em troca de
um novo pacto, ele se dispõe a recuperar os 100% da Slec, empresa
que gere comercialmente a F-1 e
cujas ações ele começou a vender
há quatro anos para os bancos.
"Se as equipes renovarem o
compromisso de ficarem na F-1
até 2015, acho que minha família
não vai se opor a comprar novamente as ações", disse o inglês.
Brian Powers, diretor da Slec,
foi mais direto. Afirmou que muitas equipes hoje pedem dinheiro à
empresa. "Mas, em troca, precisamos de estabilidade."
As montadoras de automóveis,
hoje, controlam ou têm ligações
com 7 dos 10 times da categoria:
Ferrari (Fiat), Williams (BMW),
McLaren (DaimlerChrysler), Toyota, Renault, BAR (Honda) e Jaguar (Ford).
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