São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEMÓRIA

Entidade surgiu em 1987 para enfrentar a CBF

DE SÃO PAULO

Em julho de 1987, os maiores clubes do Brasil se rebelaram contra a CBF. Criaram o Clube dos 13 e sua própria liga nacional, que acabou não prosperando.
Agora, os maiores times brasileiros se revoltam contra o C13 e ameaçam criar uma nova liga, desta vez com o respaldo da CBF.
Tudo começou em 1986, quando a CBF anunciou que não tinha condições financeiras de organizar o Nacional do ano seguinte.
Flamengo, São Paulo e Grêmio propuseram aos outros times a criação de um grupo de clubes de São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul, além do Bahia, representante do Nordeste.
Era a União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro, o Clube dos 13.
Os times então anunciaram seu próprio campeonato de 1987, batizado como Copa União, com os 13 clubes e o apoio de grandes empresas, como a Globo.
Tiveram o apoio da CBF, que exigiu que clubes de outros três Estados fossem incluídos no novo torneio.
Contudo a CBF decidiu criar um campeonato com os clubes que ficaram fora da Copa União. Propôs um cruzamento entre os campeões dos dois torneios.
A ideia foi rejeitada pelo C13 e causou o imbróglio sobre o campeão brasileiro de 1987. O Flamengo levou a Copa União, e o Sport foi campeão do torneio da CBF.
O C13 desistiu de organizar o Brasileiro já em 1988, mas se fortaleceu, ganhou associados e assumiu a negociação dos direitos de TV e a criação das fórmulas de disputa do campeonato.
O C13 voltaria a organizar o Brasileiro em 2000 -a Copa João Havelange-, mas no ano seguinte o torneio voltou para as mãos da CBF.


Texto Anterior: Ruptura teve troca de acusações e xingamentos entre cartolas
Próximo Texto: Juca Kfouri: A implosão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.