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Massa erra e permanece zerado
Falha em curva, quando estava em 2º, tira brasileiro de prova vencida pelo companheiro Raikkonen
Piloto segue sem pontuar
em 2008, após ter largado
na pole position na Malásia
e encerrar corrida com sua
Ferrari na caixa de brita
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SEPANG
O relógio marcava 15h54 na
Malásia quando o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, fez
um movimento brusco em
frente ao monitor instalado no
"pit wall" da escuderia italiana.
Pelo segundo final de semana
seguido, Felipe Massa descia do
carro antes de completar uma
corrida. Com o F2008 atolado
na caixa de brita, o brasileiro levou as mãos à cabeça.
"Entrei na curva 6 forte demais, acabei pegando uma zebra e senti uma coisa estranha
no carro", explicou Massa mais
tarde, mas não menos abatido
depois de ver seu companheiro
de time, Kimi Raikkonen, vencer o GP, seguido por Robert
Kubica e Heikki Kovalainen.
"Quando entrei na curva seguinte, eu não estava nem na
metade da aceleração ainda, e o
carro escapou de traseira. Perdi
a traseira, mas não sei explicar
o porquê. Talvez tenha sido por
causa daquela zebra."
Com a voz pausada e menos
entusiasmado que de costume,
o brasileiro prosseguiu, como
que tentando se convencer do
que dizia. "Com certeza não é o
início de campeonato que eu
esperava, mas ainda temos 16
corridas. Agora é levantar a cabeça e pensar na próxima."
Depois de um final de semana fatídico na Austrália, quando nenhum de seus carros cruzou a linha de chegada, tudo parecia correr para a redenção da
Ferrari ontem em Sepang.
Massa largou da pole pela décima vez -a segunda seguida
na Malásia-, seguido por Raikkonen. O campeão tentou assumir a ponta na largada, mas o
brasileiro manteve a dianteira.
"Larguei um pouco melhor,
mas, como sabia que teria uma
volta a mais que ele para o pit
stop, preferi não arriscar", explicou Raikkonen, que há exatos cinco anos vencia pela primeira vez na F-1 neste circuito.
A dupla ferrarista disparou e
passou a abrir vantagem para
quem vinha atrás. Massa foi o
primeiro a fazer seu pit, na 17ª
volta -àquela altura, tinha 1s9
de folga para Raikkonen.
O finlandês aproveitou o
tempo a mais na pista para fazer sua melhor volta até então.
Fez sua parada e, quando retornou, já estava à frente do companheiro de equipe.
"Eu tinha aberto uma vantagem pequena para o Kimi antes
do pit, mas, quando ele voltou,
eu ainda estava com os pneus
muito novos e esfarelando um
pouco", justificou Massa, que
continua sem pontuar em 2008
e está 11 pontos atrás do companheiro no campeonato.
Com Kubica 14s atrás do brasileiro após a primeira janela de
paradas, uma dobradinha ferrarista parecia uma questão de
tempo. Mas, na 31ª volta, sem
ser ameaçado por ninguém, já
com 21s de folga em relação ao
piloto da BMW, Massa perdeu
o controle do carro.
"O que aconteceu com o Felipe foi que ele fez a curva 6 muito aberta, subiu na zebra e o
carro "travou". O balanço aerodinâmico foi todo para a frente
do carro, e ele acabou saindo de
traseira na curva 7", disse Luca
Colajanni, assessor da Ferrari,
que fez questão de parar de mesa em mesa na sala de imprensa
do circuito malaio para dar a
versão oficial da equipe. "Isto é
o que temos até agora."
Com Massa fora do GP, Kubica assumiu o segundo posto e
Kovalainen, que estava em
quarto após a primeira rodada
de pits, pulou para terceiro.
As posições permaneceram
inalteradas até a bandeirada final do GP da Malásia.
"Estamos muito felizes pelo
Kimi, mas igualmente desapontados com o abandono do
Felipe, que nos privou de uma
possível dobradinha", afirmou
Domenicali. "Pelo menos mostramos do que o time é capaz."
Esta foi a 16ª vitória do fin-
landês, a sétima pela Ferrari.
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