São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Atacante Romário fez três gols em jogo que teve seis expulsões
Vasco humilha Fla, livra o Rio do tapetão e leva taça

ANDRÉ FELIPE LIMA
free-lance para a Folha

O Vasco é o campeão da Taça Guanabara e já está na final do Campeonato Estadual do Rio. Com três gols de Romário, a equipe do técnico Abel Braga goleou o Flamengo por 5 a 1, de virada.
O atacante, que deixou o Flamengo no final de 1999, afirmou que seus gols não tiveram sabor de vingança. ""Não provoquei os flamenguistas porque eles nunca me ofenderam. Se alguma vez brinquei com outras torcidas, foi porque brincaram comigo."
Como os dias anteriores ao jogo foram marcados por provocações entre os dirigentes, o presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva, ficou irritado com a derrota e disse que vai pedir explicação ao técnico Paulo César Carpegiani. ""Isso não pode acontecer com um time da tradição do Flamengo."
O jogo de ontem foi marcado por lances violentos e expulsões. Seis atletas receberam cartão vermelho -três de cada time.
Aos 26min do segundo tempo, Pedrinho dominou a bola e fez algumas embaixadas em campo -como Edílson, do Corinthians, no Paulista do ano passado-, o que irritou os jogadores do Flamengo. Houve confusão, o campo foi invadido, e a partida ficou paralisada por seis minutos.
Odvan, do Vasco, e Beto, do Flamengo, foram expulsos por causa dessa discussão.
Pedrinho disse que não quis menosprezar os rivais com o gesto. "Dominei a bola no ar e apenas fiquei controlando para dar o passe na sequência."
Com a vitória vascaína, mesmo que o Flamengo ganhe os pontos do jogo contra o Cabo Frio no tapetão, o resultado final da Taça Guanabara não pode mais ser alterado. O time chegou a ir à Justiça Desportiva porque o Cabo Frio teria escalado um jogador irregular no confronto entre ambos. O julgamento está marcado para a próxima quinta-feira.
O Flamengo disse que não deve desistir do caso, mesmo que não altere o resultado, por uma questão de honra.
O placar do jogo de ontem foi aberto pelo Flamengo aos 6min do primeiro tempo, após cruzamento de Petkovic, que passou por Odvan. O atacante Leandro Machado cabeceou livre e colocou o Flamengo em vantagem.
O Vasco resolveu ir para o ataque, e iniciou a goleada dominando a partida por completo. O Flamengo recuou e explorou os contra-ataques, em vão.
O primeiro gol do Vasco, aos 14min, aconteceu após um chute do atacante Viola na trave. No rebote, o meia Felipe empatou.
A equipe do técnico Carpegiani ficou apática após o empate do Vasco. Aos 25min, Pedrinho bateu um escanteio. O goleiro Clemer falhou, e a bola sobrou para Romário fazer seu primeiro gol no jogo.
Aos 30min, Viola e Luís Alberto foram expulsos pelo juiz após discussão na área do Flamengo.
No segundo tempo, a superioridade vascaína era ainda maior.
Logo aos 4min, Romário sofreu pênalti após ser derrubado pelo zagueiro Fabão. O próprio atacante cobrou com categoria e ampliou o placar para 3 a 1.
O quarto gol do Vasco aconteceu aos 11min. Pedrinho lançou com perfeição para Romário, que se antecipou à zaga do Flamengo.
O Vasco chegou ao quinto gol, aos 25min. O meia Pedrinho foi derrubado dentro da área. Ele mesmo cobrou o pênalti.
O clima prosseguiu nervoso. Fábio Baiano e Alex Oliveira trocaram empurrões e também receberam cartão vermelho.
O jogo ainda não havia acabado, e Romário já havia colocado a faixa de campeão da Taça Guanabara. Antes do jogo, o zagueiro Júnior Baiano declarou que não quer mais jogar pelo Vasco. Ele afirmou que não aceitaria a reserva e não renovará seu contrato.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.