São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1
Falha na Ferrari tira do brasileiro chance de vitória; Coulthard, da McLaren, vence o GP da Inglaterra
Hidráulica prejudica Barrichello

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Silverstone

Um problema hidráulico, idêntico ao que já havia ocorrido em Interlagos, eliminou ontem Rubens Barrichello do GP da Inglaterra e tirou do brasileiro a melhor chance que já teve de vencer na Fórmula 1.
Em Silverstone, o circuito que mais conhece, com uma Ferrari, o melhor carro que já guiou, o brasileiro largou na pole position e liderou por 33 das 60 voltas.
Na 35ª volta, quando ocupava a ponta, sua Ferrari subitamente rodou na curva Luffield, a penúltima antes da reta principal.
Barrichello conseguiu levar o carro até os boxes, em que os engenheiros concluíram que não havia condições para continuar.
"O motor estava cortando no meio das retas. Entrei na curva, o motor cortou de novo e o carro ficou girando sozinho", disse o piloto. "Eu não tinha mais acelerador, embreagem, nada. Voltei para os boxes só no embalo", completou o piloto brasileiro.
Pelo segundo ano consecutivo, a vitória em Silverstone foi do escocês David Coulthard, da McLaren. Na segunda colocação, ficou seu companheiro de equipe, Mika Hakkinen, seguido por Michael Schumacher, da Ferrari.

Tempo bom
Depois das chuvas nos treinos de sexta e sábado, a largada ontem aconteceu com asfalto seco -nos últimos dias, mais de uma vez Barrichello havia afirmado que preferiria correr com pista molhada, situação em que normalmente consegue vantagem.
Com o Jordan de Heinz-Harald Frentzen ao seu lado, porém, o brasileiro não teve dificuldades nos primeiros metros. Manteve a ponta e contornou a primeira curva do circuito na liderança.
Enquanto isso, Schumacher, que saía em quinto no grid, foi barrado por Hakkinen, terceiro, e acabou perdendo três posições.
Na frente, Barrichello estabeleceu uma vantagem de sete décimos de segundo sobre Frentzen. Tanto o alemão como Coulthard, terceiro, pouco pressionavam.
Os seis primeiros colocados se destacaram dos demais e passaram a formar um pelotão à parte. Schumacher, atrás do BAR de Jacques Villeneuve, não conseguia se juntar ao grupo.
Sem grandes incidentes e ultrapassagens, a corrida teve pouquíssimas emoções. As 12 primeiras colocações ficaram inalteradas da segunda à 17ª voltas.
As posições do primeiro pelotão só começaram a mudar a partir da 24ª volta, com o início dos pit stops. Frentzen foi para os boxes, deixando o caminho livre para Coulthard atacar Barrichello.
E foi o que fez o piloto da McLaren. Volta a volta, o escocês reduzia a vantagem do brasileiro, até fazer a ultrapassagem na 30ª volta, no final da Hangar Straight, a maior reta de Silverstone.
"Até ali, a corrida estava boa. Mas os problemas hidráulicos começaram a me atrapalhar e foi por isso que o Coulthard me ultrapassou", disse Barrichello.
"Me lembrei da ultrapassagem que o (Nigel) Mansell fez sobre o (Nelson) Piquet e decidi partir para cima", afirmou Coulthard.
A manobra, no GP da Inglaterra de 1987, tornou-se um símbolo da carreira de Mansell. Ontem, Coulthard superou Barrichello exatamente no mesmo ponto.
Três voltas depois, o escocês foi para os boxes. Barrichello ficou na pista e reassumiu a ponta. Mais tarde, revelou que só iria parar na 38ª ou 39ª volta. Não houve, porém, tempo para isso.
Líder, o ferrarista rodou sozinho, foi para a grama encharcada do circuito e, lentamente, chegou aos boxes da escuderia.
"É chato pensar que eu tive uma chance real de vencer a prova e que, de repente, o carro quebrou. Fico bem desapontado, porque o carro já se mostrou vencedor, robusto, e foi quebrar de novo na minha mão", disse o brasileiro.
Coulthard assumiu novamente a primeira posição e, sem problemas, venceu seu sétimo GP, quebrando a série de três vitórias de Schumacher e chegando a segundo no Mundial, atrás do alemão.


Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: : Pedrinho teve seu dia de Edílson
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.