São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2011

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Ferrari culpa pneus, mas aposta neles

F-1
Após criticar compostos duros, time confia em melhora com macios

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

Um dia após sua "pior corrida no ano", nas palavras de Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, a escuderia italiana tenta recolher os cacos e encontrar explicações para a apresentação sofrível no GP da Espanha, anteontem.
Tendo visto Fernando Alonso assumir a liderança da prova na largada e se manter na dianteira por 17 voltas, o fato de o ferrarista terminar a corrida uma volta atrás de Sebastian Vettel, o vencedor em Barcelona, deixou a equipe desnorteada às vésperas do GP de Mônaco, que acontece neste domingo.
A Pirelli, principal culpada pelo quinto lugar de Alonso na visão dos funcionários de Maranello, já que o espanhol perdia cerca de três segundos por volta com os compostos duros, tornou-se agora a maior esperança para uma virada ferrarista.
Isso porque, depois de uma sequência de cinco provas com pneus duros e macios à disposição, nas próximas três provas -Mônaco, Canadá e Valencia-, a empresa italiana fornecerá os compostos macios, supermacios e médios aos times.
"Não entendo por que um pneu ainda mais duro do que o anterior, que se degrada mais ainda e que é pelo menos dois segundos mais lento que o macio", disse Alonso.
Para Domenicali, o momento é de aguardar. "Precisamos manter a calma e esperar para ver como será nosso desempenho nestas três próximas corridas. Depois disso, vamos fazer um balanço da situação", afirmou.
Apesar da situação complicada na classificação -a escuderia ocupa o terceiro lugar no Mundial de Construtores, 110 pontos atrás da líder, Red Bull, e Alonso, o ferrarista mais bem colocado, está em quinto, com 67 pontos a menos que Vettel, o líder-, ninguém admite que o campeonato já tenha terminado.
"Ainda é cedo para desistirmos", falou Domenicali.
"Para o bem ou para o mal, a verdade é que nasci muito teimoso e acredito que ainda há tempo para nos recuperarmos", afirmou Alonso, que no ano passado jamais ficou a mais de 47 pontos de distância da liderança.
"Mas é importante que a gente tenha um bom carro e que consiga derrotar a Red Bull", completou o espanhol.
Alento para o time é o fato de uma série de três grandes pacotes com novidades estar prevista para as próximas corridas. A principal área a ser focada é a aerodinâmica.


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