São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL

Scolari ensaia jogadas de linha de fundo e indica o provável substituto de Ronaldinho

Brasil pelas pontas deve dar vaga a Edílson em semifinal

FÁBIO VICTOR
FERNANDO MELLO
JOSÉ ALBERTO BOMBIG
RODRIGO BUENO
SÉRGIO RANGEL

ENVIADOS ESPECIAIS A SAITAMA

Homem de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari e titular na decisiva partida contra a Venezuela pelas eliminatórias, o atacante Edílson, 31, deve ganhar a vaga de Ronaldinho na semifinal contra a Turquia, em Saitama.
O treinador disse ontem, em conversas reservadas, que quer o time nacional jogando pelas pontas contra os europeus. Foi essa, aliás, a principal jogada ensaiada por Scolari no estádio de Omiya.
O cruzeirense é costumeiramente elogiado por Scolari por sua velocidade e capacidade de abrir o jogo pelas laterais.
Além disso, foi o próprio Edílson o escolhido para substituir Ronaldinho quando o atacante gaúcho foi poupado, contra a Costa Rica, por estar "pendurado" com um cartão amarelo.
Além de ter jogado na vitória sobre os costarriquenhos por 5 a 2, na primeira fase, Edílson substituiu Ronaldo contra a Inglaterra, nas quartas. Ao fim do jogo, foi parabenizado por Scolari.
Outro atacante especialista em jogadas pelas pontas é Denílson, mas Scolari prefere deixá-lo como opção para o segundo tempo.
Ontem, Edílson mostrava-se confiante com a possibilidade de jogar nesta quarta-feira.
"No futebol, ganha quem tem coragem, quem arrisca. E eu costumo arriscar", afirmou Edílson.
Com a entrada do cruzeirense, Rivaldo jogaria mais recuado. Edílson formaria dupla de ataque com Ronaldo, caso o jogador da Inter de Milão seja liberado pelo departamento médico.
Apesar de a tendência ser pela escalação de Edílson, não está descartada a possibilidade da volta de Juninho, titular nos primeiros quatro jogos da seleção no Mundial. Isso acontecerá caso o técnico queira dar mais criatividade ao meio-campo.
No setor, Kleberson e Gilberto Silva devem ser mantidos como titulares. Scolari aprovou a performance do volante do Atlético-PR contra os ingleses, apesar de ainda não ter garantido sua escalação nas semifinais.
Mesmo tendo sido citado anteontem por Scolari como possível substituto de Ronaldinho, Kaká tem poucas chances de atuar, assim como Ricardinho.
Ontem, o são-paulino minimizou a luta por uma vaga entre os 11 titulares. "Não tem disputa aqui. O mais importante é o grupo. Ele [Scolari" não falou quem vai jogar. Mas, se for escolhido, estou preparado", disse Kaká.
Enquanto os jogadores que não atuaram os 90 minutos contra a Inglaterra treinavam, os titulares descansavam no hotel da seleção em Saitama. Foi a primeira vez desde o início da Copa que eles foram poupados do treinamento por dois dias seguidos.
A decisão da comissão técnica foi elogiada pelos titulares, que fizeram relaxamento na piscina e musculação. "Foi bom descansar porque a gente teve de correr pelo Ronaldinho [expulso contra a Inglaterra]. No final, ficamos muito desgastados", afirmou Rivaldo.



Texto Anterior: Tostão: Tática Neném Prancha
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.