São Paulo, sábado, 24 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última muralha, Suíça avança em 1º

Mesmo precisando somente do empate, europeus dão o sangue, derrotam e eliminam a Coréia do Sul

MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

RAFAEL REIS
DA FOLHA ONLINE

A Suíça não precisava, mas venceu a Coréia do Sul por 2 a 0, em Hannover, garantiu o primeiro lugar do Grupo G e enfrentará a Ucrânia nas oitavas-de-final. A Coréia do Sul, quarta colocada na última Copa do Mundo, está eliminada.
A Suíça surpreendeu ao superar na tabela a favorita França. Para isso, teve ajuda do melhor sistema defensivo da primeira fase da Copa do Mundo. Em três jogos, o goleiro Zuberbühler não sofreu nenhum gol -a Suíça é a única não vazada.
A maturidade demonstrada pela equipe, uma das mais jovens da competição -média de 25,3 anos-, surpreendeu até mesmo o técnico Jakob Kuhn.
No comando da seleção há cinco anos, Kuhn planejava que o auge de sua equipe ocorresse na Eurocopa-2008, que será co-sediada pela própria Suíça. "Imaginei que seria muito cedo para esperar um bom desempenho. Eu não poderia prever que jovens como Senderos [do Arsenal] e Barnetta [do Bayer Leverkusen] se estabeleceriam tão rapidamente em grandes clubes. Então parece que estamos um pouco adiantados", disse Kuhn, que escreveu um ensaio intitulado "Suíça, campeã européia de 2008", no qual prevê que a Copa seria só uma etapa do aprendizado para a conquista do torneio europeu.
A garra suíça fez diferença no confronto de ontem. Foi preciso sangue para superar os asiáticos. Literalmente. Aos 23min do primeiro tempo, o zagueiro Senderos subiu na área rival. Cabeceou não só a bola mas também a cabeça de Choi Jin-cheul. Ambos se machucaram. Mas Senderos não se importou. Comemorou com sangue escorrendo em seu rosto. No início do segundo tempo, o zagueiro sofreu uma contusão no ombro e foi substituído. Segundo o técnico, Senderos é dúvida para a próximo jogo.
No segundo tempo, Frei marcou o gol da classificação. O atacante driblou o goleiro e chutou. Apesar de o assistente ter assinalado impedimento, o árbitro validou o gol.


Texto Anterior: Encrencados: Fifa coloca Togo na mira
Próximo Texto: Ferrolho: Time obtém marca inédita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.