São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs de Dunga realizam campanha pelo treinador

Simpatizantes do técnico da seleção manifestam seu apoio pela internet

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

O dunguismo ganhou espaço nos sites de relacionamento e na internet . As desavenças do treinador com jornalistas, principalmente com os da Rede Globo, levaram os torcedores a se manifestarem a favor do técnico na rede mundial de computadores.
Dois perfis no Twitter favoráveis a Dunga ficaram congestionados durante a tarde de ontem, por causa do grande número de acessos.
Há dois dias, os tuiteiros estão programando um boicote à Globo na rede social construída por meio de mensagens via telefone celular.
Até o final da tarde de ontem, a página ""o#diasemglobo" pedia aos torcedores para assistirem ao jogo da seleção contra Portugal, amanhã em outra emissora. A página superou os 1.600 seguidores.
O ponto alto da desavença entre Dunga e os jornalistas foi no domingo, durante a entrevista coletiva dada pelo treinador após a vitória sobre a Costa do Marfim. Na ocasião, o treinador xingou um jornalista da emissora.
Outra página em apoio a Dunga, que saiu do ar várias vezes no Twitter por causa do sucesso, foi a ""Dunga Rei". O perfil do coordenador da página afirmava, em inglês, que era comandada pelo técnico da seleção, o que não é verdade. Dunga estampou em seu site que não faz parte de nenhuma rede social.
Na página ""Dunga Rei", os seguidores faziam chacotas contra a emissora carioca. ""Desespero na Globo! Pesquisa CNI/Ibope para a presidência sai hoje à noite [ontem] no Jornal Nacional. Parece que vai dar Dunga!", informava o tuiteiro identificado como ""Diasemglobo".
Fora do Twitter, os defensores de Dunga também fazem campanha com outras ferramentas virtuais. Desde o início da semana, circula na internet um e-mail convocando os fãs a apoiarem Dunga durante a Copa-2010.
""A TV Globo está realizando uma campanha covarde contra o técnico porque ele cortou os privilégios da emissora na cobertura da seleção", diz o texto, que pede que internautas recomendem a mensagem a amigos.
No Orkut, várias comunidades apoiam Dunga. As que possuem o maior número de frequentadores são a ""Eu acredito no Dunga", com 19.256 perfis, e a ""Dunga x Globo", com 13.121 pessoas.
Nas duas, os frequentadores postam manifestações de apoio ao treinador. A comunidade "Eu acredito em Dunga" declara que é dedicada a ""quem não é manipulado pela mídia e não entrou nessa onda contra o treinador, que teve a coragem de peitar a imprensa".
(EDUARDO ARRUDA, MARTÍN FERNANDEZ, PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: Não era Dunga
Próximo Texto: Brasileiros chegam com mau humor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.