São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Burocracia emperra acordo para reformar pista

Com Ibirapuera sem condições, São Paulo perde o Troféu Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Por causa das más condições da pista de atletismo, o Troféu Brasil não será realizado mais no complexo esportivo Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo, de 26 a 29 de setembro, como estava inicialmente previsto. Agora a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) busca novo local -manterá a mesma data-, que deve ser anunciado na próxima semana.
A BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), que financiaria a reforma na pista, e a CBAt atribuem à burocracia o cancelamento.
O acerto entre a Bolsa e a Secretária de Esporte e Turismo do Estado foi feito no ano passado, quando o secretário era Marcos Arbaitman. Em outubro passado, a CBAt decidiu tirar o Troféu Brasil do Rio depois de dez anos para realizá-lo no Ibirapuera, mediante a reforma da pista do local.
Desde então, a secretaria mudou de nome para da Juventude, Esporte e Lazer, passaram mais dois secretários pela pasta -Gabriel Chalita e Luciana Temer (interina)-, e o processo teria então sofrido interrupções.
"Do jeito que a pista está, não há a menor condição de fazer a competição", disse Martinho dos Santos, secretário-geral da CBAt.
A BM&F escolheu investir na pista do Ibirapuera com o objetivo de também proporcionar melhor infra-estrutura de treinamento à sua equipe de atletismo.
A Bolsa já havia realizado uma licitação interna entre três empresas para escolher a que reformaria a pista e tem o dinheiro disponível. Mas o prazo para efetuar as obras a tempo da disputa do Troféu Brasil já se esgotou.
A Folha confirmou junto a pessoas ligadas ao complexo esportivo Constâncio Vaz Guimarães que a situação realmente envolve detalhes burocráticos. A BM&F realmente teria se disposto a bancar as obras, contudo a oferta teria de passar por uma licitação pública, o que poderia conflitar com o cronograma da empresa responsável pela instalação.
A Secretaria da Juventude, porém, ainda não reconheceu oficialmente que o Troféu Brasil não acontecerá no complexo.
Consultada ontem, a assessoria de imprensa da secretaria informou que ""acredita-se que hoje há projetos para uma reforma, mas não é possível afirmar e nem negar que a competição vá acontecer no Ibirapuera". (EDUARDO OHATA E MARIANA LAJOLO)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Basquete: Nenê recebe liberação para jogar na NBA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.