São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa das Confederações é francesa

DA REPORTAGEM LOCAL

Após cinco anos da Copa da França, o Brasil terá a chance de vingar em território francês os 3 a 0 sofridos na final do Mundial retrasado. Isso porque a França foi apontada ontem como a sede da Copa das Confederações de 2003.
EUA e Austrália também postulavam receber a competição, que reúne as seleções campeãs continentais. Vão participar do torneio em junho do ano que vem, além da França, campeã européia e atual detentora do título, Colômbia (Conmebol), EUA (Concacaf), Camarões (África), Japão (Ásia) e Nova Zelândia (Oceania).
O Brasil, por ser o atual campeão mundial, tem vaga garantida. Um oitavo participante será convidado -possivelmente será a Itália, vice-campeã européia.
Será a sexta edição da Copa das Confederações. As três primeiras edições do torneio, que teve início em 1992, foram realizadas na Arábia Saudita. O México recebeu a disputa em 1999, quando bateu o Brasil na final. No ano passado, Coréia do Sul e Japão abrigaram o evento -a França bateu o Brasil por 2 a 1 na semifinal e venceu a seleção japonesa na decisão.
Em 2005, a Copa das Confederações será realizada na Alemanha e será um laboratório para o Mundial-2006, que ocorrerá no país europeu -a edição passada da Copa das Confederações também foi laboratório da Copa.
O torneio poderá ser extinto depois de 2005, uma vez que o calendário mundial deverá ser enxugado. O Brasil foi campeão em 1997.



Texto Anterior: Futebol: Fifa, enfim, oficializa Copa-2010 na África
Próximo Texto: Basquete: Derrota para Coréia tira Brasil da elite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.