São Paulo, sábado, 24 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Webber diz que só vice aplaca sua frustração

F-1
Australiano reconhece sucesso de Vettel neste ano e lamenta ter deixado escapar título do último Mundial


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

A comparação com Sebastian Vettel é inevitável. Mas Mark Webber, 35, colega de equipe do atual campeão, não consegue disfarçar o incômodo com a enorme diferença de performance entre os dois neste Mundial.
Em 2010, após liderar grande parte do campeonato e chegar à última corrida do ano à frente de Vettel, viu o alemão se sagrar campeão.
Desde então, as coisas mudaram. Neste ano, enquanto Vettel venceu oito corridas e fez dez pole positions, Webber ainda não ganhou e largou três vezes na frente.
Hoje, a partir das 11h (de Brasília), o australiano tenta melhorar esta marca no treino que define o grid de largada do GP de Cingapura, corrida que pode dar o segundo título a seu companheiro. "Os pontos não mentem. Não posso dizer que Seb não mereça", disse Webber à Folha no escritório da Red Bull no paddock de Cingapura.

 


Folha - Como explicar a diferença tão grande entre você e Sebastian Vettel neste ano?
Mark Webber
- [pausa] Eu precisaria de um longo, longo tempo para explicar, e não temos tanto tempo assim. Foi uma temporada desgastante, mas estou ansioso para o ano que vem. Minha meta é terminar este ano da melhor maneira possível e começar 2012 ainda mais forte, tentando repetir 2010.

Sabendo que você tem o melhor carro do grid, qualquer coisa que não a segunda posição te deixaria frustrado?
Sim. Quero tentar vencer algumas corridas ainda e dar à equipe uma dobradinha no Mundial de Pilotos.

Sente que o time te dá as mesmas condições que a Vettel?
É difícil um time dar 100% de apoio para os dois pilotos, pois pedimos muito. Com o início de ano que o Seb teve, entendo a equipe ter se focado mais nele e respeito isso. Todo final de semana a equipe me dá um carro forte e confiável, e tento fazer o melhor.

Foi difícil digerir a perda do título no ano passado?
Foi muito decepcionante. Demorei algumas semanas para me conformar que tinha chegado tão perto de ser campeão e não fui. Mas, no fim das contas, ainda estou orgulhoso do que fiz, dei o máximo e cheguei aonde muitos gostariam de ter chegado.

Em algum momento, pensou que pode ter perdido sua única chance de ser campeão?
Sim, claro que pensei. [pausa] Mas a vida continua.

O Vettel mereceu o título?
Sim, ele teve alguns problemas de confiabilidade do carro durante o ano passado.

Como avalia a evolução dele como piloto em 2011?
Neste ano, as coisas foram bem diferentes. Ele fez um bom trabalho, e os pontos não mentem. O fato é que o resto de nós não teve chance de vencer tanto como ele, mas Seb conseguiu fazer com que muitas coisas se juntassem. A mudança nos pneus foi boa para ele, e ele soube tirar proveito disso.


Texto Anterior: Iziane volta para o Pan, afirma dirigente
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.