São Paulo, quinta, 24 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO
Sobe e desce

CARLOS SARLI
² Esta semana vi uma foto interessante. Nela, os fundadores e patrocinadores do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, cada um acompanhado do principal atleta da equipe. O registro foi na Costa Rica e data de 1990. A reunião tinha como objetivo mostrar duas gerações de surfistas, a que organizava o surfe e os profissionais da água.
Quase dez anos depois, olhá-la obriga a reflexões. A OP do Sidão levou David Husadel e era soberana no mercado. Franqueada, hoje é vendida em magazines, mas não se vê em lugar algum.
A Sundek do Ermínio levou Tinguinha e revivia os festivais de Ubatuba dos anos 70. Depois de enrolar fornecedores e patrocinadores, acabou se enrolando e não se sabe por onde anda.
A Town & Country levou o Amaro Mattos como pupilo do saudoso José Roberto Rangel. Esteve entre as líderes até 1997, mas vinha perdendo espaço desde a morte do fundador. Encerrou a atividade há poucos meses.
A Quiksilver dos irmãos Rego tinha a força de Picuruta nas ondas. Maior marca do mundo no segmento, não ia bem no Brasil, e a licença trocou de mãos.
Por último a Fico, a menor das cinco à época, talvez por isso com uma postura mais humilde e realista, foi a que se manteve com maior regularidade.
A pergunta que fica é simples: o que fez com que os pioneiros do segmento, então virgem e de grande potencial, sucumbissem? Há quem responda de forma mais simples ainda: uma espécie de síndrome de GM. Achar que pioneirismo e antiguidade são garantias de êxito eterno.
No sobe e desce do mercado, a cearense Maresia acaba de realizar uma etapa do Brasileiro e WQS em Florianópolis, e a paulista Hang Loose realiza em Pernambuco o 13º Pro Contest. Ambos são seis estrelas e distribuem US$ 100 mil em prêmios. O investimento nesses eventos evidencia que, apesar das referências históricas, quem trabalha direito estabelece uma boa troca, ganhando e investindo bem.

NOTAS

Cidade, praia, campo
A Osklen, que em parceria com a revista "Trip" arma o barraco hoje no Bunker 94 em Copacabana, Rio, está lançando uma série de jipes Cherokee para a prática de esportes. São dois modelos, o Boarding para esportes de praia e o Adventure para montanha.

² Triatlo
Devido às condições do mar, a prova de natação da oitava etapa do Troféu Brasil foi cancelada. Como determina o regulamento, foi disputado um duathlon. O argentino radicado no Brasil Oscar Galindez venceu e ficou perto do bicampeonato. Fernanda Keller faturou o feminino e pode conquistar seu sétimo título.

² Surfe feminino
Jacqueline Silva (3ª no ranking) e Tita Tavares (4ª) foram semifinalistas na etapa de Portugal do WQS e ficaram mais próximas do WCT-99. As seis vagas serão definidas no Havaí, nas duas últimas etapas do ano.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.