UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe digitaliza jogadores e árbitro

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde ontem, não são apenas as câmeras de TV que gravam os jogos do São Paulo. Na partida contra o Vitória, o clube inaugurou um sistema de monitoramento e digitalização de seus confrontos.
O projeto da instalação do sistema é uma parceria do clube com a Unicamp (Universidade de Campinas) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Com seis câmeras digitais no estádio, os responsáveis pelo monitoramento -professores das universidades- gravam a partida e depois transmitem as imagens captadas para um computador.
A partir daí, todos os atletas -e até o árbitro- que participaram do jogo são transformados em um ponto digital e têm todas as suas ações dissecadas por um programa. Pode-se acompanhar a trajetória, a velocidade e até mesmo a distância que cada um percorreu durante a partida.
"Isso nos permite determinar na prática as diferenças que se exige de um lateral, um atacante, um meio-campista", diz Turíbio de Barros, fisiologista do São Paulo e responsável por fazer a ponte entre os idealizadores do sistema e o clube paulista. "As informações serão úteis não apenas para a preparação física, mas principalmente para a comissão técnica ver o posicionamento dos jogadores num jogo", completa.
Segundo o diretor de planejamento são-paulino, João Paulo de Jesus Lopes, os custos serão bancados pelo time. "Ainda não gastamos nada, mas é claro que, à medida em que for necessário, desembolsaremos algo." (PGA)



Texto Anterior: São Paulo faz lição de casa e fica perto da Libertadores
Próximo Texto: Com dez, Corinthians quebra tabu
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.