São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - PENSE

Produção de Nelson Rodrigues sobre esporte é objeto de estudo

DO PAINEL FC

Trabalhos acadêmicos sobre a obra de Nelson Rodrigues existem em boa quantidade. Mas não quando se analisa sua atuação como cronista esportivo. Aí há estudos para se contar nos dedos. E não só pelo preconceito nos meios acadêmicos quando o assunto é futebol, um tema ainda considerado menor, mas também porque, no caso de Nelson Rodrigues, ele se tornou mais conhecido por sua obra ficcional.
Um dos poucos livros que o enfocam na função de cronista esportivo acaba de ser lançado pela Educ. Resultado da tese de dissertação de mestrado em comunicação e semiótica de José Carlos Marques, ela faz uma análise de 350 crônicas do jornalista.
Marques restringe-se à ""produção esportiva" do dramaturgo. Além dos textos em ""Manchete Esportiva" e ""O Globo", destacam-se os de ""Jornal dos Sports", entre 1955 e 1966.
Em seu trabalho, Marques estabelece uma ligação entre as crônicas de Nelson e o ""neobarroco", conceito que descreve ""a cultura miscigenada na América Latina, sempre apta a digerir e opor-se às hegemonias dominantes no continente".
O livro relata a cultura lúdica do país para, em seguida, ""analisar a dimensão cultural do futebol como manifestação indissociável do brasileiro".
Ao se debruçar sobre os textos de Nelson, o autor nota a tentativa do cronista de quebrar a hegemonia instituída, criticando o ""complexo de vira-lata", o sentimento de inferioridade do brasileiro em relação ao estrangeiro.
As disputas com os demais cronistas esportivos, ""os abutres, hienas e chacais", também são alvo do estudo de Marques.
Para quem gosta de futebol e de Nelson Rodrigues, além do livro de Marques, existe a possibilidade de consultar o acervo do ""Jornal dos Sports". Como mais de 90% de suas crônicas não chegaram a ser reeditadas, é no arquivo do jornal, que já pertenceu à família de Nelson, que está boa parte da história do futebol brasileiro. Descrita em estilo único.
(JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO)


E-mail mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Rede amplia cobertura de automobilismo
Próximo Texto: Dramaturgo critica jornalistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.