São Paulo, segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUCA KFOURI

Lista de Natal


E por que esta coluna não pode recorrer ao expediente de fazer o de sempre quando falta uma idéia melhor?


A PIADA já nem é nova, embora continue a ser ótima. E conta que um garotinho são-paulino mandou a seguinte cartinha ao Papai Noel: "Querido Papai Noel. Não quero mais nada".
Alusão, é claro, não só ao pentacampeonato brasileiro mas também ao que aconteceu a um certo tradicional rival. Verdade que, mal-acostumados, os tricolores querem que 2008 lhes traga, mais que o hexa (e aí sim seria o primeiro), os dois tetras, da Libertadores e do Mundial. Já o santista se contentaria com um tri, da copa continental, e iria à loucura com dois, o do Mundial, para lembrar os anos 60.
Como Leão esteve perto de reviver os melhores tempos santistas com Robinho e Diego, quem sabe?
Para o torcedor da Lusa, permanecer na primeira divisão nacional já estará de bom tamanho, enquanto o corintiano não só dá como obrigatória a volta à elite brasileira, como sonha mesmo é com o tri da Copa do Brasil, para voltar, também, à Libertadores. Será pedir demais?
O palmeirense ficará feliz, por exemplo, com a conquista do Campeonato Paulista, algo que aconteceu pela última vez no já distante ano de 1996. E ficará exultante com o pentacampeonato brasileiro, título que não comemora há longos 13 anos. Mas que ninguém se engane: o palmeirense não pede mais, agora exige, principalmente porque o investimento em curso não se limita a permitir apenas um bom Natal, mas, sim, no mínimo, dois.
Já o torcedor da seleção brasileira, cada vez menos torcedor, só espera não sofrer nas sofríveis eliminatórias e agradecerá se puder ver um pouco de bom futebol, como é obrigatório para quem tem tantos jogadores talentosos.
O torcedor sonhador, aquele bem idealista, chegado a uma utopia, só quer paz nos estádios e bons espetáculos. Para tanto, jura ao Papai Noel que se comportou bem o ano inteiro, não cuspiu no chão nem jogou papel, pagou seus impostos e não subornou o guarda de trânsito, além de ter votado direito, embora seu candidato tenha se mostrado um na campanha e outro no cargo.
O flamenguista pede que Noel ponha, além do cinto, uma faixa preta no peito para ficar ainda mais rubro-negro, como ficará o Maracanã nos jogos da Libertadores, porque o bi é possível, aliás, o bis, já que o Japão sabe do que o Mengo é capaz. E em 2008 teremos Olimpíada.
O fã de esporte sabe que não pode pedir ao Papai Noel aquilo que os ufanistas de plantão prometeram durante o Pan-2007.
Não haverá chuva de medalhas, mas bem que, com duas de ouro no vôlei de quadra e mais uma no futebol, ele ficará pra lá de contente. Ainda mais que sempre aparecem outras em esportes menos populares, não menos importantes. Finalmente, este colunista espera que você descanse bem dele pelos próximos 30 dias.
Porque, quando acabarem as férias, o raro leitor terá que aturá-lo não apenas duas, mas três vezes por semana. Sim, além dos domingos e das segundas-feiras, a coluna estará presente também às quintas. E você, em sua santa ingenuidade, achando que o ano que vem seria melhor do que o ano que passou...
Até lá! E tudo de bom!

blogdojuca@uol.com.br


Texto Anterior: Palmeiras: Clube fará partidas aos sábados à noite
Próximo Texto: Inter ignora Kaká e vira com falha de Dida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.