UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Se clube ganhar os 5 jogos do mata-mata, será o melhor dos campeões do Campeonato Paulista

São Caetano 100% busca história

Luana Fischer/Folha Imagem
Atletas do São Caetano em momento de descontração após treino em Mauá, onde a equipe se prepara para enfrentar o Palmeiras pelas quartas-de-final do Paulista


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Poucos times foram campeões do Paulista de forma invicta. Pouquíssimos foram campeões do Estado de São Paulo com 100% de aproveitamento de pontos. O melhor de todos esses times foi o Palestra Itália de 1932, que fez 11 jogos e venceu todos, ainda na fase amadora da competição estadual.
O ex-modesto São Caetano, clube que peregrinou por várias divisões do Paulista nos anos 90, não está distante de igualar essa campanha histórica. O time já soma seis vitórias em seis jogos e pode fazer mais cinco jogos no Paulista.
Desde 1972 uma equipe não é campeã invicta do Paulista -o Palmeiras foi o último que conseguiu tal feito, superando por pouco o São Paulo, vice invicto.
"A campanha que estamos fazendo não surpreende porque o Mário Sérgio [técnico] é o Einstein da tática. Alguns falam que ele inventa. Ele na verdade cria, elabora. Queremos acabar com a história de vice. Vamos atrás do título agora", disse Carlos Baptista, supervisor do São Caetano.
Em 1996, o Palmeiras do técnico Wanderley Luxemburgo fez a melhor campanha de um time no Paulista na era do profissionalismo (93,3% de pontos conquistados, contando dois pontos por vitória para padronizar todas as campanhas ao longo da história).
O Corinthians conseguiu três vezes ser campeão com 100% de vitórias, mas somente quando havia duas ligas no mesmo ano no Estado e sempre na fase amadora.
O Palestra Itália de 1932 foi o único que conseguiu 100% de vitórias em um ano que teve apenas uma versão do Paulista -em 1926 também houve duas ligas.
O São Caetano atual mostra um bom ataque (16 gols marcados) e uma excelente defesa (2 gols sofridos). O time dificilmente fará os 49 gols do Palestra de 32, mas pode muito bem não sofrer os oito gols desse mesmo Palestra.
A campanha do "Azulão" deve-se bastante ao regulamento do Paulista -o torneio é mais curto do que em anos anteriores, e o São Caetano pode ser campeão sem enfrentar, por exemplo, o Santos, o São Paulo e o Corinthians.
Pela ótima campanha, o São Caetano terá a vantagem de decidir em casa até a final. Nas quartas, faz jogo único com o Palmeiras, amanhã, no ABC. O time terá a vantagem do empate, mas isso "mancharia" a campanha 100%.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Memória: Mário Sérgio e time do ABC vão mal em decisões
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.