São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flamengo bate Botafogo e leva a Taça Guanabara

Em clássico tumultuado, time da Gávea marca nos acréscimos e vence de virada

Partida termina com três jogadores expulsos e com tentativa de agressão ao árbitro; flamenguistas festejam com dança do créu

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Com um gol do atacante Diego Tardelli nos acréscimos, o Flamengo conquistou o bicampeonato da Taça Guanabara ao vencer, de virada, o Botafogo, por 2 a 1, ontem à noite, no Maracanã. O gol do título foi marcado pelo ex-são paulino aos 46min do segundo tempo.
A emocionante decisão atraiu o maior público do futebol brasileiro neste ano -84.185 torcedores presentes, sendo 78.830 pagantes.
"Ainda bem que fiz a escolha certa e aceitei vir para o Rio. Não tenho o que falar da emoção que senti com este gol", disse o atacante, que entrara no jogo sete minutos antes de garantir o título. Ele substituíra o volante Toró. "Eu tenho estrela para decidir, sempre soube disso"", acrescentou o jogador.
Com a vitória, o Flamengo se classificou para a final do Estadual do Rio. A outra vaga será do vencedor da Taça Rio, o segundo turno, que começará no próximo final de semana.
O título do time da Gávea foi contestado por jogadores e dirigentes do Botafogo. Eles alegaram que o zagueiro Fábio Luciano não havia sofrido o pênalti, que resultou no primeiro gol do Flamengo. O defensor flamenguista teve a camisa agarrada pelo argentino Ferrero.
Fora o lance do primeiro gol adversário, os botafoguenses contestaram a expulsão dos meias Zé Carlos e Lúcio Flávio. Zé Carlos deixou o gramado aos prantos. Ele negava ter agredido um adversário.
O jogo foi tenso até o final. No último lance da decisão, o Botafogo quase empatou, o que levaria a decisão para aos pênaltis. Aos 51min, o atacante Wellington Paulista cabeceou, mas a bola acertou na trave esquerda de Bruno, que nem pulou.
"Sinceramente, o árbitro merece uma faixa [de campeão] também", esbravejou o técnico do Botafogo, Cuca.
O treinador e Lúcio Flávio tentavam agredir o juiz Marcelo de Lima Henrique no final da partida, mas não conseguiram, segundo policiais.
O presidente da federação de futebol do Rio, Rubens Lopes, defendeu a atuação do árbitro, que pertence ao quadro da Fifa.
Logo após o encerramento da partida, jogadores e torcedores do Flamengo comemoraram o título cantando o hit do verão carioca: "A Dança do Créu".
"Mas pode reparar que fizemos créu na frente da nossa torcida. Não desmerecemos nem a torcida e nem o time do Botafogo", disse o atacante Souza, o único flamenguista expulso na decisão. Quase todos os flamenguistas fizeram a coreografia em frente aos torcedores do clube.
Na quarta, os torcedores do Flamengo deverão lotar novamente o Maracanã. O time enfrentará o Cienciano, do Peru, pela Libertadores.


Texto Anterior: Inglaterra: Brasileiro deve parar por seis meses
Próximo Texto: Renúncia: Bebeto deixa o cargo e chora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.