São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipes da F-1 treinam menos em 2008

Schumacher volta hoje a testar novo carro da Ferrari

DA REPORTAGEM LOCAL

O Mundial de F-1 que começa em 21 dias na Austrália trará alterações importantes no comportamento dos carros. Novidades como fim do controle de tração e utilização de centralina eletrônica padrão (espécie de computador que comanda os dispositivos eletrônicos do carro), porém, não fizeram com que as equipes alterassem muito a rotina de testes.
Depois de 29 dias de treinos neste ano, dez das 11 equipes da categoria retornam à pista hoje, em Barcelona, para a última bateria de testes antes do começo do campeonato -só a Williams não irá à Espanha.
O time de Frank Williams, aliás, é, ao lado da Toro Rosso, um dos que acumulou mais quilômetros em 2008 do que na última temporada. Todos os demais ainda estão abaixo dos números do ano passado.
Ou seja, apesar de toda a choradeira da maioria dos pilotos quando as novidades foram anunciadas, de que o fim do controle de tração poderia ser perigoso pois prejudicaria a dirigibilidade dos carros, os times não parecem comovidos.
Das 11 equipes, a que mais testou até agora foi a Renault, que estréia a dupla Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. Foram seis sessões e 11.886 km.
A equipe, depois de conquistar dois Mundiais de Pilotos e Construtores consecutivos, somou apenas 51 pontos e não venceu corridas em 2007.
Mas, apesar de ter rodado mais do que as rivais, os pilotos da Renault acreditam que não estão em condições de lutar pelos primeiros lugares. "Estamos muito atrás ainda. Não temos condições de lutar por nada importante agora. Pensar no pódio [na estréia] seria muito otimismo", disse Alonso.
Ex-time de Alonso, a McLaren aparece logo atrás na lista de quilometragem na pré-temporada -11.618 km. Além de Lewis Hamilton, terá Kovalainen na vaga do espanhol.
Campeã em 2007, a Ferrari vem em terceiro. Com Kimi Raikkonen e Felipe Massa, e os reservas Marc Gené e Luca Badoer, rodou 11.146 km.
Mas para essa última chance de acertar detalhes para a estréia em Melbourne, a Ferrari usará seu piloto de testes de luxo, Michael Schumacher. O heptacampeão treinará hoje ao lado de Raikkonen. Amanhã e quarta, Massa volta ao cockpit.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Futebol: Campeão da Ásia demite novo técnico
Próximo Texto: Tráfego: Times treinam com concorrência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.