São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De olho no Pré-Olímpico, homens visam tri

DO ENVIADO AO RIO

A seleção brasileira tem um desafio especial no torneio masculino de basquete: chegar ao título pela terceira vez consecutiva. Ganhou em Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003.
"O Pan não é a principal competição do ano, mas é lógico que queremos a medalha", disse o técnico Lula Ferreira.
A partir do próximo dia 22, em Las Vegas, o Brasil vai disputar vaga para os Jogos de Pequim-08 no Pré-Olímpico das Américas. O Pan deve servir como preparação, embora até lá o time deva contar com reforços de vários jogadores (como Leandrinho, Nenê e Andreson Varejão), ausentes do Rio por razões variadas, principalmente recuperação de lesões.
Os rivais no Pan, especialmente os tradicionais, como EUA, Porto Rico, Argentina e Canadá, trouxeram equipes renovadas, com jovens valores.
O Brasil estréia hoje, às 15h30, diante das Ilhas Virgens, adversário sem tradição de bom desempenho no torneio, mas que provocou muita dor de cabeça no basquete nacional em 1979, no Pan de Porto Rico, quando superou o Brasil, então apontado como favorito.
"Ele têm bom porte físico, são formados no basquete norte-americano e despontam como francos-atiradores", disse Lula.
Quanto à performance, eles espera que a seleção consiga um marcação forte e que use o contra-ataque de forma inteligente. Para o técnico, o grupo está fisicamente homogêneo, embora os jogadores tenham vindo de lugares diferentes.
Do time atual, só o ala-armador Marcelinho, 32, tenta de fato o tri, pois participou das duas últimas campanhas de ouro.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Ilhas Virgens, Canadá e Porto Rico. Jogam no B: Argentina, Estados Unidos, Panamá e Uruguai. Nas 14 edições do torneio masculino, o Brasil subiu 12 vezes ao pódio, conquistando quatro ouros, duas pratas e seis de bronzes. (EA)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: [+]Desfalque: Fratura faz time ficar sem Alex
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.