São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAULA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Esporte, estudo e medalha

Já que nós gostamos tanto de imitar os EUA, por que não copiamos o modelo de esporte universitário deles?

O BASQUETE feminino neste Pan era uma incógnita para todos nós. Quem poderia levar o ouro? Brasil e EUA desfalcados, Cuba com sua equipe tradicional. A única certeza que eu tinha era que estaríamos no pódio.
Cuba mostrou que continua vivendo muitas alternâncias no equilíbrio emocional, e os EUA, apesar de estarem com o time universitário, mostraram que têm o basquete forte como sempre, porque fazem trabalho de base sério, e o pilar está nas universidades.
E, na equipe brasileira, será que temos jogadoras fazendo a faculdade? Esta é uma curiosidade que tenho. Que se estende para toda a delegação brasileira. Se fizéssemos uma pesquisa na Vila do Pan, teríamos uma surpresa agradável? Qual o nível escolar de nossos atletas? Esta é uma questão que não tem sido discutida pelos dirigentes.
A culpa não pode ser só dos atletas. Técnicos e dirigentes têm de estar no bolo. A mentalidade tem que ser outra. Por que não discutir a carga de treino aliada ao currículo escolar?
Depois que os atletas se tornaram profissionais, muita coisa mudou nos esportes ditos amadores. Os treinos passaram a ser diários e em dois períodos. A exigência física é extenuante, mas a intelectual ficou esquecida.
Este Pan está mostrando nossos novos ídolos de todas as modalidades. Quantos atletas não foram vistos pelos jovens e que irão seguir seu exemplo? Isso é o que preocupa. Ser exemplo de atleta simplesmente não basta. A qualificação de nossos esportistas irá fazer com que o Brasil seja mais forte ainda. Teremos seres pensantes. Sendo assim, poderíamos fazer muito mais do que temos feito.
Fica aí uma reflexão para um país que gosta tanto de copiar os americanos. Que tal se a gente pensar em ser como eles no esporte universitário também? Os EUA mereceram o ouro.


PAULA, 45, é ex-jogadora de basquete e campeã mundial em 1994


Texto Anterior: [+]Fruto: Rival diz que equipe vem de projeto
Próximo Texto: Boxe: Desertores cubanos viram alvo de alemães
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.