São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Nova suspensão ameaça Rebeca de banimento

DA SUCURSAL DO RIO

A nadadora Rebeca Gusmão foi suspensa ontem novamente pela Fina (Federação Internacional de Natação) por dois anos. Segundo a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), o Painel de Doping da entidade mundial foi o responsável pela nova punição.
Rebeca já tinha sido suspensa pela Fina antes. Ele foi punida por dois anos por ter sido flagrada no antidoping durante o Pan, no ano passado. A Odepa cassou as quatro medalhas conquistadas pela atleta nos Jogos do Rio -dois ouros nos 50 m e 100 m livres, prata no revezamento 4x100 m livre e a de bronze no revezamento 4x100 m medley.
Se uma das punições não for cassada no CAS, a atleta pode ser banida do esporte. A nadadora vai recorrer ao CAS.
Desta vez, a suspensão ocorreu por causa de "exames de doping feitos nos dias 25 e 26 de maio de 2006 durante o Troféu José Finkel de Natação". Na ocasião, foi detectada a presença de níveis anormais de testosterona na urina da atleta.
Com sede em Lausanne, na Suíça, o CAS (Corte Arbitral do Esporte) já havia se pronunciado sobre o caso. Em maio, a entidade declarou não ter condições de julgar a atleta porque o caso ainda não tinha sido apreciado pela Fina, o que já ocorreu.
Apesar da punição imposta ontem, a nadadora já estava fora dos Jogos de Pequim. Ela tinha índice para disputar a prova dos 50m livre na China.


Texto Anterior: Bons tempos: Futebol uniu o país no ano passado com título asiático
Próximo Texto: Memória: No futebol , seleção uniu país em festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.