São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequim 2008 / A graça do esporte

Pentatlo e Triatlo

Super Atleta

No triatlo e no pentatlo, o atleta tem que ser versátil em várias modalidades

FABIO GRIJÓ
MARIANA BASTOS

DA REPORTAGEM LOCAL

Nadar 1,5 km, pedalar 40 km e correr 10 km. Ufa! Não basta ser apenas um exímio nadador, ou um ciclista resistente, ou um fundista persistente. Se quiser ser vitorioso, um bom triatleta tem que conciliar as três capacidades em uma só. Um atleta completo? Nem tanto, se comparado ao pentatleta.
No pentatlo moderno, é preciso ainda mais. Além de nadar e correr, é necessário ser preciso no tiro, lutar bem com a espada e saber saltar com um cavalo. A versatilidade e o domínio de várias modalidades fazem a graça desses esportes.
Esporte recente na Olimpíada, o triatlo, que estreou só em Sydney-2000, atraiu no início uma legião de nadadores, interessados na nova modalidade.
"Se você fizer um levantamento entre os melhores do mundo, vai descobrir que, há alguns anos, os ex-nadadores dominavam o triatlo", conta Sérgio Amauri, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri).
"Mas, hoje, a situação começa a se modificar. Por exemplo, o favorito ao ouro olímpico, o espanhol Javier Gómez, era um nadador ruim aos 14 anos. Hoje, aos 24, ele é o melhor triatleta do mundo. Isso indica uma nova tendência", diz Amauri.
Para ele, a popularização da modalidade faz com que surjam triatletas de formação.
Em um esporte em que a principal barreira são as longas distâncias, a parte psicológica ganha um relevo importante.
"É um esporte extremamente desgastante, então, o atleta tem que ser superdotado também psicologicamente. É por isso que não adianta avaliar um triatleta em cada uma das modalidades separadamente. Ele só será um superatleta se seu desempenho for avaliado como um todo", ressalta Amauri.
Segundo ele, um triatleta de alto nível chega a percorrer 400 km de ciclismo, 100 km de natação e 150 km de corrida durante uma semana.
No pentatlo moderno, o desafio é ainda maior. Não basta ser resistente na corrida (3 km) e veloz na natação (200 m). Exige-se concentração extrema para as provas de tiro e precisão para acertar os adversários com a espada -todos lutam contra todos. Além disso, é preciso domínio do cavalo, que, diferentemente da competição de hipismo, não é conhecido antes da prova pelo pentatleta.


Texto Anterior: Memória: No futebol , seleção uniu país em festa
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.