São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tricampeão vira conservador

da Reportagem Local

O Pan-Americano exigirá uma mudança de estilo da parte do iatista brasileiro Robert Scheidt, ouro na Olimpíada de Atlanta-96.
Na prova em Winnipeg, o tricampeão mundial da classe Laser adotará um estilo conservador, em oposição à postura agressiva que decidiu exibir a partir deste ano em disputas internacionais.
"O circuito internacional está mais competitivo. Eu e meu técnico (Cláudio Bieckarck) concordamos que deveríamos arriscar mais nas largadas. Mas, no Pan, voltarei a exibir uma estratégia conservadora", explicou Scheidt.
Ele vem utilizando as provas nacionais para aperfeiçoar o fundamento, mas sabe que a nova estratégia apresenta riscos.
"Algumas vezes vou largar escapado (quando a embarcação ""queima" a linha imaginária entre o barco da comissão de regata e a bóia e o iatista é desclassificado) e serei penalizado por isso. Mas faz parte do jogo", diz.
Segundo Scheidt, 26, o "formato" da prova de Winnipeg é diferente do que encontrará nas demais regatas que disputará até o final do ano, por isso o Pan será uma exceção em termos de estilo.
No Canadá, estarão disputando somente 16 embarcações. No Pré-Olímpico de Sydney, serão 41. No Sydney International Regata, cerca de 120 velejadores. E, no Campeonato Paulista, estarão presentes 60 iatistas.
No Pan, existem mais chances de recuperação no caso de uma largada mal executada. (EO)


Texto Anterior: Vela tenta manter sequência de pódios
Próximo Texto: Ginástica artística fica em terceiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.