São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JUCA KFOURI

Na contramão


Que fazer com o Brasileirão, promovido por quem o deixa em segundo plano pela seleção?

PERGUNTO à rara leitora e ao raro leitor: devo preencher este precioso espaço da imprensa nacional escrevendo sobre a rodada deste domingo do Brasileirão ou devo comentar a convocação da seleção brasileira que jogará um amistosão nesta quarta-feira e mais dois amistosinhos adiante?
O amistosão, é verdade, pouco prejudica o Brasileirão, ao contrário dos amistosinhos.
Mas hoje tem Botafogo, o líder virtual do campeonato, e São Paulo, o vice-líder real, dois times que, a exemplo do líder de fato Vasco, dependem apenas de seus resultados para serem campeões.
E tem ainda Corinthians x Bahia, chance enorme, diante dos desfalques do rival, para o fragilizado alvinegro voltar a ser líder, desde que vença e Vasco, Botafogo e São Paulo empatem.
O campeonato deve ser tão importante que seu artilheiro, aos 30 anos, pela primeira vez foi convocado para a seleção, embora para o amistosão.
No entanto, pergunto de novo: você quer ver Borges titular na Copa do Mundo? E o que você acha das convocações de um jogador de cada time que disputa o título ou vaga na Libertadores, com exceção do Corinthians, com dois no amistosão e nenhum nos outros dois?
Você não me dirá que desconfia de proteção ao ex-clube do técnico da seleção, não é? Até porque você se lembra de que, em 2010, num momento ainda mais agudo, ele esfalfou Elias e Jucilei no Qatar antes que os dois jogassem, mortinhos da silva, no Barradão contra o Vitória.
Só que no ambiente nebuloso do futebol, a ausência de Ralf, que vinha sendo chamado, causa tanta estranheza quanto causavam as convocações de André Santos, antes de sair do Fenerbahce e ir para o Arsenal, e ainda causam as de Fernandinho, que permanece no fabuloso futebol ucraniano.
Ah, mas o Fernandinho deu um passe para o gol de Leandro Damião contra Gana que...
É verdade, deu mesmo, assim como Júlio César engole frango em cima de frango e permanece na seleção, embora Hernanes tenha sido tirado do castigo. E haja algumas boas tentativas nas convocações de atletas que estão bem no momento.
E, viu só? Acabei falando mais da seleção, prova de sua importância e de que tem razão a CBF ao preterir o Brasileirão em benefício dela, ainda mais agora que já está em sétimo lugar no ranking da Fifa -que seus patrocinadores não percebam que estão pagando gato por lebre, fora as denúncias. Mas tudo bem.
Amanhã me vingo e escrevo só sobre a rodada.

blogdojuca@uol.com.br


Texto Anterior: Justin Bieber atrapalha trunfo botafoguense
Próximo Texto: De vento em popa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.