UOL


São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Após superar 3 coadjuvantes, brasileiro pega hoje o espanhol Alex Corretja

Contra rival à altura, Guga tenta ir à decisão na Rússia

DA REPORTAGEM LOCAL

Após derrotar três rivais que são coadjuvantes no circuito da ATP, Gustavo Kuerten enfrenta hoje, às 8h, na semifinal do Torneio de São Petersburgo, um adversário com um bom currículo.
O espanhol Alex Corretja, 28, tem apenas um título a menos do que Guga (17 a 18), foi duas vezes finalista em Roland Garros (perdeu para Kuerten em 2001) e, diferentemente do brasileiro, já foi campeão no carpete (Lyon-98).
Corretja, porém, faz a pior temporada de sua carreira. Foi eliminado em 14 estréias neste ano. Segundo do mundo em 1998, o espanhol ocupa atualmente apenas a 152ª colocação no ranking e foi convidado para jogar na Rússia.
Para chegar à sua primeira semifinal em 2003, o espanhol eliminou o atual campeão do torneio, o francês Sebastien Grosjean, por 2 sets a 1 (4/6, 6/2 e 7/6).
Com a vitória, Corretja dificultou a classificação do francês para o Masters de Houston -ele precisa vencer o Masters Series de Paris na semana que vem- e garantiu a sétima vaga do torneio para seu compatriota Carlos Moyá.
Será o oitavo confronto entre Guga e o espanhol. O brasileiro venceu as últimas cinco partidas -perdeu os dois duelos iniciais.
"O Corretja é experiente e está jogando muito bem. Vi o jogo dele contra o Grosjean, e ele mostrou muito garra", declarou Guga, que avançou ontem com a vitória sobre o americano Vincent Spadea por 2 a 0 (6/4 e 7/6).
Contra o americano, Kuerten comprovou a boa fase em tie-breaks nesta temporada.
Após ganhar o primeiro set com duas quebras contra uma do rival, o brasileiro confirmou a vaga nas semifinais após vencer o desempate da segunda série por 7/4.
Ele já acumula oito triunfos consecutivos em tie-breaks e registra a melhor performance da carreira nesse tipo de disputa.
"Saí jogando muito bem, com o jogo bem claro na minha cabeça", afirmou Guga, que chegou à quinta vitória sobre o americano, 29º do ranking, em seis partidas.
Antes de Spadea, o brasileiro passou pelo americano Brian Vahaly (74º do mundo) e pelo romeno Victor Hanescu (80º). Nenhum deles possui títulos em torneios de primeira linha da ATP.
"O Guga está de parabéns pelo esforço na semana", disse o técnico Larri Passos, referindo-se ao trabalho de reforço muscular realizado em Madri por causa de uma tendinite no joelho direito. "Ele está conseguindo se concentrar e ao mesmo tempo relaxar."


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Campanha vale subida no ranking
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.