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Massa defende F-1 fora de Interlagos
Piloto da Ferrari, que no domingo venceu o GP Brasil no autódromo, diz que ele ficou pequeno e está desatualizado
Ministro do Esporte apóia
projeto da Prefeitura de
Guarulhos para construir
um novo circuito, mas com
verba da iniciativa privada
EDUARDO OHATA
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL
Se depender de Felipe Massa,
o palco onde fez história, ao se
tornar o primeiro brasileiro
desde 1993 a vencer o GP Brasil, no domingo, se tornará história. O piloto da Ferrari engrossa a lista de defensores da
construção de outro circuito,
mais moderno, em São Paulo.
""Não dá mais para ficar tapando buraco em Interlagos.
Achei ótima a idéia da construção de um novo autódromo,
mais moderno", afirmou Massa, condecorado pelo presidente Lula com a Ordem do Mérito
Esportivo ontem pela manhã.
""Interlagos ficou pequeno. Na
F-1, o autódromo tem de ter a
melhor infra-estrutura e seguir
referências internacionais."
Para a SP Turis, órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo GP, as declarações de
Massa contribuíram em um
""factóide político". O projeto
foi encampado pelo ministro
do Esporte, Orlando Silva Jr.,
que apontou Guarulhos como
um dos locais interessados em
construir uma nova pista. ""Não
podemos correr o risco de Imola, que perdeu o GP porque a
pista não apresentava condições. Guarulhos mostrou interesse, e um grupo de estudos
integrado por prefeitura, Ministério do Esporte, International Promotions e a detentora dos direitos de transmissão
[TV Globo] analisa a situação."
O ministro sugere que os custos da construção do autódromo sejam bancados majoritariamente pela iniciativa privada, ""que já tem forte presença
no circuito da F-1". Porém contatos iniciais já foram feitos
com pelo menos uma estatal.
""Informamos o [José Sérgio]
Gabrielli, presidente da Petrobras", declarou Silva Jr.
De acordo com a International Promotions, organizadora
do GP Brasil, o contrato com a
Prefeitura de São Paulo vai até
2009 e será cumprido até o fim.
A Prefeitura de Guarulhos
trabalha com a hipótese de
construção em quatro locais,
que não foram divulgados. Mas
adianta que todos estão localizados na região do Aeroporto
Internacional de Guarulhos, de
baixa densidade populacional e
de fácil acesso para São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo optou por manter a polêmica nos
menores níveis possíveis. Preferiu não participar de um braço-de-ferro. ""Se a prioridade de
Guarulhos é a construção de
um autódromo, que vai consumir R$ 120 milhões, parabéns.
Precisamos ver se eles têm bala
na agulha no orçamento", alfineta Caio de Carvalho, presidente da SP Turis. ""Vamos apenas lembrar que a administração de Guarulhos é petista [tem
à frente Eloy Pietá] e o ministro
é filiado do PC do B [partido
aliado do governo Lula]."
""Dá para entender por que o
Massa fez essa declaração. Estava em clima de homenagem."
Segundo Carvalho, o prefeito
Gilberto Kassab não lamentou
a concorrência de Guarulhos.
O prefeito teria confidenciado que ""a prefeitura deixaria de
investir uma fortuna e o município seguiria sendo beneficiado pelos cem mil turistas que
são atraídos pela F-1".
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