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Vídeo reforça tese de erro de Hamilton
Imagens flagram o piloto inglês da McLaren passando o polegar na área onde está o botão que aciona o ponto morto
Piloto de testes da Renault, Ricardo Zonta diz que falha é possível e que o normal é haver proteção no volante para evitar o problema
DA REPORTAGEM LOCAL
A hipótese de que um erro
banal de pilotagem custou o título mundial de Lewis Hamilton no GP Brasil ganhou força
graças à câmera instalada no
carro do inglês e à iniciativa de
torcedores da F-1 mundo afora.
As imagens da transmissão
da TV mostram o exato momento em que o novato subitamente perdeu rendimento, na
oitava volta. Capturada por seguidores da categoria, rodaram
a internet ontem, em sites como YouTube e Dailymotion.
Instantes antes de o carro
apagar, Hamilton passa o polegar esquerdo sobre o volante,
na área onde está o botão do
ponto morto. Segue-se, então,
uma seqüência de movimentos
frenéticos, para tentar fazer o
carro voltar ao ritmo normal.
Quando consegue, o inglês,
antes sexto colocado, já é o 18º.
O vídeo corrobora a reportagem do "La Presse". Na segunda-feira, o jornal canadense publicou uma suposta declaração
de Hamilton admitindo o deslize: "Meu dedo escorregou no
volante, e eu acidentalmente
apertei o botão usado na hora
da largada. O carro entrou em
ponto morto, e tive que reinicializar o sistema".
É a descrição das cenas disponíveis agora na internet.
A McLaren, porém, correu
para desmentir o diário de
Montréal. Segundo a equipe, a
queda de rendimento em Interlagos foi causada por uma pane
no software que comanda o sistema de troca de marchas.
"Isso já aconteceu antes. E,
quando acontece, o piloto precisa esperar o carro chegar a 40
km/h ou 60 km/h para então
reiniciar o sistema, engatar a
primeira e começar tudo de novo", disse à Folha o paranaense
Ricardo Zonta, piloto de testes
da Renault nesta temporada.
"Na Toyota [onde trabalhou
até o ano passado], havia uma
proteção no botão, para que o
piloto não esbarrasse sem querer. Não cheguei a ver o volante
da McLaren, mas, se não tiver o
protetor, é um grande erro."
Nas imagens disponibilizadas pela McLaren do volante
do MP4-22, o modelo deste
ano, não há nenhuma proteção
no botão do ponto morto.
O problema aniquilou as
chances de Hamilton no Mundial. Ele chegou a São Paulo
com 107 pontos no campeonato, contra 103 de Fernando
Alonso e 100 de Kimi Raikkonen. Com o espanhol confinado atrás das duas Ferrari, bastava ao inglês chegar em quinto
lugar para celebrar o título.
Não deu. Despencando para
18º, o máximo que conseguiu
foi terminar o GP em sétimo.
Alonso ficou em terceiro. E o
título foi para o azarão Raikkonen, vencedor da prova.
A Hamilton restou o vice-campeonato. À F-1, mais uma
polêmica. Que talvez ganhe novos contornos agora.
O vídeo
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