São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hernanes vira o "faz-tudo" do Brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Hernanes é a grande prova que associar a posição de volante ao jeito brucutu de jogar futebol nem sempre é justo.
O são-paulino, segundo o Datafolha, virou uma espécie de "faz-tudo" do Brasileiro-08.
Ele aparece entre os 20 melhores de toda a competição, e sempre como o melhor do São Paulo, em quatro fundamentos.
E não falta versatilidade para o jogador brasileiro que mais abalado ficou com o fracasso na Olimpíada de Pequim, quando o time nacional acabou só com o bronze, com uma participação apagada do são-paulino.
Hernanes tem a sexta maior média de finalizações por jogo. São 3,2 tentativas por jogo. Todos os que estão à sua frente são meias ofensivos, como Alex, do Inter, ou atacantes, casos de Kléber Pereira, do Santos, e Washington, do Fluminense.
A bola passa muito pelos pés do volante são-paulino. Ele é o 13º colocado no ranking de bolas recebidas, fundamento geralmente dominado por laterais e meias ofensivos.
Hernanes também se destaca nos lançamentos. Ele é quarto atleta de todo o Brasileiro que mais executa esse tipo de jogada, com média de 1,2 tentativa por jogo. É superado somente por dois laterais de características ofensivas, Kléber e Paulo Baier, e um meia, Alex.
Por fim, o são-paulino é destaque no fundamento que provavelmente é o menos associado hoje a um volante.
De acordo com o Datafolha, Hernanes é o 16º na lista de dribles -é o único do seu clube no top 20. São 2,6 fintas por partida, número que não é atingido por nenhum outro volante na competição nacional.
Tanto Vanderlei Luxemburgo como Muricy Ramalho, os dois técnicos de mais fama hoje no Brasil, apontaram Hernanes como o grande nome do futebol atuando no país. (PC)


Texto Anterior: Boca fechada: Time oficializa a blindagem em site
Próximo Texto: "Paternidade" de revelação é disputada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.