São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meia-maratona londrina submete corredores a laboratório sonoro

DA REPORTAGEM LOCAL

Durante as corridas de rua, é comum ver atletas amadores com fones de ouvido em busca de incentivo na música.
Em outubro, em Londres, uma competição ajudou a democratizar os benefícios do som para os esportistas. Ao longo do percurso de uma meia-maratona (21,0975 km) foram espalhados 17 pontos com diferentes atrações musicais.
O desafio foi encarado por 12.500 corredores. O primeiro colocado cumpriu a distância em 1h10min12s, ótimo tempo para atletas amadores. O recorde mundial é de 58s33, marca do queniano Samuel Wanjiru.
"Eu ajudei a realizar essa competição para cristalizar minha teoria. Tive a incumbência de selecionar uma série de apresentações de música ao vivo durante todo o percurso", afirma Costas Karageorghis, professor de psicologia esportiva da Universidade Brunel.
"Apesar das péssimas condições do tempo [choveu muito], pude observar como específicos elementos da música ajudaram os corredores em seus desempenhos e levantaram seus espíritos", conta.
Segundo o pesquisador, o trecho em que houve maior "animação" dos atletas foi a reta final ao som do grupo de hip hop Punjabi Hit Squad. O evento "Run to the beat" (corra na batida, em tradução livre do inglês), terá nova edição em setembro, em Londres. (ML)


Texto Anterior: Performance é afetada por música, diz pesquisa
Próximo Texto: Cuidados: Fones podem desviar atenção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.