UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissora ignora liminar favorável ao SBT e exibe abertura do Paulista

Globo confronta a Justiça

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Paulista começou, mas a disputa entre as emissoras de TV continua forte, tão forte que tumultuou a rodada de abertura da competição.
Apesar de a Federação Paulista de Futebol ter obtido liminar que assegurava a transmissão do torneio com exclusividade pelo SBT, a Globo também exibiu Santo André 2 x 2 Santos, o primeiro jogo da competição estadual.
Por conta da disputa, tanto o primeiro quanto o segundo tempo tiveram seu início retardado.
A etapa inicial começou com sete minutos de atraso, já que a FPF tentava a retirada da equipe de transmissão da Globo do estádio Bruno José Daniel. Pelo mesmo motivo, os dois times foram mantidos nos vestiários por 32 minutos, tempo que durou o intervalo. Como a emissora se recusava a deixar o local, o juiz acabou autorizando o reinício do jogo.
Segundo Marco Polo del Nero, que representava a FPF em Santo André, a Globo não tinha o direito de exibir a partida e estava desrespeitando uma decisão da Justiça.
No intervalo, o dirigente chegou a dizer que o jogo só continuaria se a emissora carioca interrompesse a transmissão da partida. "Ela tem que respeitar a decisão da Justiça e deixar de exibir o jogo. Os direitos são do SBT. E exclusivos", afirmou Del Nero.
Mas ele não obteve êxito, e a Globo decidiu manter a transmissão. Del Nero cedeu e acabou autorizando a continuação da partida. Segundo ele, a decisão de reiniciar o jogo foi tomada em respeito ao torcedor paulista.
O departamento jurídico do SBT, apresentando liminar concedida pelo desembargador Mohamed Amaro, terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de SP, que garantia transmissão exclusiva para a emissora paulista, considerou a posição da Globo ""absurda e desrespeitosa".
Procurado pela Folha, o departamento jurídico da Globo alegou desconhecer a liminar do SBT.
"Decisão da 29ª Vara Cível de São Paulo, confirmada [na quinta-feira] pela 5ª Câmara de Direito Privado de São Paulo, deu-nos o direito de transmissão", alegou a Globo, por intermédio de sua assessoria de imprensa. "Nós não estamos desrespeitando a Justiça, mas somente obedecendo o que ela determinou."
Com o atraso na conclusão do jogo de abertura do Paulista, Marília x Corinthians, que deveria começar às 18h, em Marília, também teve seu início atrasado.
Como a partida seria exibida pelo SBT, a emissora pediu, e a FPF só começou o jogo após Santo André x Santos -ou seja, com 17 minutos de atraso.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Record acata liminar e fica sem exibir jogo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.