São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Água mole

Jogando a Libertadores pela nona vez, Corinthians começa hoje, contra o Tolima, maratona que pode chegar a 16 jogos rumo a "sofrido" título inédito

RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

A Libertadores passa a ser mesmo sinônimo de sofrimento para o Corinthians a partir de hoje, às 22h, quando a equipe estreia na competição contra o colombiano Deportes Tolima, no Pacaembu.
São 16 partidas para o time do Parque São Jorge até o inédito título, um número de partidas que nenhum outro campeão brasileiro do torneio precisou fazer.
A maratona na disputa passa por um confronto de risco -definido fora de casa-, um grupo da morte e um traiçoeiro mata-mata.
Caso o Corinthians triunfe neste ano na Libertadores, terá feito na história da competição 86 partidas em nove edições. O clube brasileiro que mais entrou em campo no torneio até vencê-lo pela primeira vez foi o Palmeiras, que precisou de nove edições e 82 jogos para ter a América.
Fazendo a média dos 22 campeões da Libertadores, um clube demora 48 jogos e cinco edições para conquistar o nobre torneio continental. Já a média dos clubes brasileiros campeões cai para 38 jogos e quatro edições.
Mesmo quando alcançar o sonhado título, portanto, o Corinthians já terá lugar cativo entre os clubes mais sofredores da história do torneio. O River Plate é o time que mais fez jogos até seu primeiro título da Libertadores: 121.
E o Colo Colo foi o clube que precisou de mais edições: 14.
Em número de partidas, o Corinthians, na melhor das hipóteses, só seria campeão com menos atuações que River Plate, LDU, Colo Colo e Nacional, do Uruguai.
Em número de edições, o time só superaria em precocidade no título River Plate, LDU, Olimpia e Colo Colo.
Esta é somente a segunda vez na história que o Corinthians disputa duas Libertadores consecutivas -a outra foi em 1999 e 2000.
Nas últimas participações, em 2010 e 2006, a equipe cruzou logo nas oitavas de final com campeões da competição, Flamengo e River Plate, e não avançou às quartas.
Desta vez, a simples chegada às oitavas já se mostra tarefa árdua. Caso supere o Tolima, cai no Grupo 7, com o Cruzeiro (bicampeão continental), o Estudiantes (tetra) e o Guaraní, do Paraguai.
Até hoje, nenhum clube brasileiro foi eliminado no mata-mata que antecede a fase de grupos. Mas poucos desses duelos ofereceram risco considerável como o que o Corinthians tem pela frente.
O sistema de disputa prevê como um dos critérios de desempate o gol como visitante. Assim, o Corinthians leva a campo hoje forte pressão para não ser vazado. O outro confronto será na próxima quarta-feira, em Ibagué.
Caso fracasse, o Corinthians só poderá ganhar a Libertadores, na melhor das hipóteses, em sua décima participação e após 86 jogos.

NA TV
Corinthians x Tolima
22h Globo (para SP) e Sportv




Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.