São Paulo, quinta-feira, 26 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Fifa, erro em censo é da CBF

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

A Fifa e a CBF divergem sobre a origem do número de praticantes de futebol no Brasil divulgado no início deste mês no censo da entidade máxima do esporte.
A pesquisa surpreendeu ao apontar os EUA como o país com mais pessoas envolvidas com o esporte: 18 milhões. O Brasil, com 7 milhões de praticantes, ficou na quinta colocação, atrás de Indonésia, China e México.
A Fifa afirma que todos os dados publicados foram obtidos diretamente com as federações nacionais -no caso do Brasil, "forçosamente com a CBF", disse a sua assessoria de imprensa.
A CBF, no entanto, afirma que não tem esses números e, por isso, não poderia informá-los.
A assessoria de imprensa da CBF disse que a entidade ""não tem como afiançar esse número [7 milhões" e que a Fifa chegou a esse total por conta própria".
Dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), contratada pela Fifa e pela CBF para fazer um levantamento do futebol nacional, também contestam os números.
Segundo a fundação, 30 milhões de brasileiros praticam o esporte no país. O número supera em mais de quatro vezes o divulgado no censo. As informações do relatório da FGV foram enviadas em janeiro último para a Fifa, segundo Cesar Campos, coordenador-executivo do programa.
Os relatórios da instituição -paga para fornecer um panorama e propor um plano de modernização do futebol no Brasil- foram, portanto, ignorados.
A entidade mundial afirmou ontem à Folha ter recebido todas as informações das associações nacionais de futebol dos países consultados e usado para a enquete apenas esses dados.
A CBF, disse a sua assessoria, não dispõe do número total de jogadores registrados. Parte deles é registrada apenas nas federações estaduais. A confederação tem controle apenas dos jogadores profissionais e dos amadores oficialmente registrados. Esses últimos, apenas quando mudam de federação, vão para o exterior ou são convocados para as seleções brasileiras. Assim, o número de jogadores registrados seria inferior aos 7 milhões, informa a CBF.
Das 204 agremiações nacionais filiadas à Fifa, 161 responderam aos questionários distribuídos (78,9%). Possíveis falhas no censo são atribuídas a respostas incompletas ou improváveis.
De acordo com a enquete, há cerca de 240 milhões (4% da população mundial) de pessoas envolvidas com o futebol no mundo -sendo 220 milhões deles homens, confirmando que o esporte é o mais popular do planeta. Os dados incluem jogadores, árbitros e dirigentes registrados nas associações nacionais filiadas.


Texto Anterior: Delta Bank será ouvido em 4 de maio
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Gols de Crespo e Sorín no final salvam a Argentina de derrota contra a Bolívia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.