São Paulo, quinta-feira, 26 de abril de 2001

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BASQUETE

Após fechar com atletismo, CEF vê quadras em má fase e corta apoio

CBB perde para as pistas seu principal patrocinador

LUÍS CURRO
EDITOR-ASSISTENTE DE ESPORTE

O basquete brasileiro perdeu sua maior fonte de dinheiro.
A CEF (Caixa Econômica Federal), principal e mais antigo patrocinador da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), não mais dará apoio ao bola-ao-cesto. No ano passado, o último do contrato, o repasse foi de R$ 2 milhões.
A decisão foi sacramentada no início deste mês, quando a instituição mudou seu enfoque de investimentos na área esportiva e trocou o basquete pelo atletismo.
O presidente da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego, foi a Brasília anteontem para um último esforço de convencimento junto à direção da estatal -não obteve sucesso.
A CEF disse, por meio de sua assessoria, que a opção pelo atletismo ocorreu "devido a esse esporte ser mais popular que o basquete, ter mais relação com o público da Caixa [classes C e D", além de poder trazer mais resultados olímpicos e de cidadania, como tirar crianças da rua, para o país".
Luiz Antônio Arrochela Lobo, executivo da CEF, disse que também influenciou na decisão a má fase que o basquete atravessa (leia quadro ao lado). "Exceção feita ao feminino em alguns momentos, não tem tido bons resultados."
Na última Olimpíada, em Sydney-2000, o basquete arrebatou um bronze, no feminino -superando as expectativas do momento, mas caindo um degrau em relação a Atlanta-96, quando foi prata, também no feminino.
O atletismo, por sua vez, obteve uma prata nos Jogos australianos, com o revezamento 4 x 100 m rasos -menos do que o esperado, mas uma performance superior à dos Jogos nos EUA, quando foi bronze na mesma modalidade.
A CEF foi patrocinadora oficial do basquete nacional a partir de 1993, encerrando o repasse de verbas em 2000. O contrato com a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), anunciado em 3 de abril, tem duração de um ano -o valor é de R$ 1,5 milhão.
"É um custo adequado para o investimento em marketing esportivo dentro da nossa realidade", declarou Arrochela Lobo.
Do total investido, R$ 526 mil serão destinados diretamente a atletas e treinadores -no basquete, a CBB era a intermediária e decidia o destino do dinheiro.
A expectativa da CEF é de beneficiar, por intermédio de uma ajuda de custo mensal, cerca de 70 esportistas, entre atletas de ponta e promessas. O banco também patrocinará vários eventos do calendário nacional e internacional.


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