UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Casamentos
Ronaldo deve acertar nos próximos dias mais dois contratos milionários com multinacionais. Estão em fase avançada negociações com a Audi e com o Carrefour. Os acordos serão de, no mínimo, três anos.

Papel passado
Para ser garoto-propaganda da Audi e do Carrefour em todo o mundo, Ronaldo terá que pagar comissão ao Real Madrid, que tem direito a parte dos lucros obtidos com o uso da imagem do atacante. Até aqui, Ronaldo é patrocinado pela Nike, pela AmBev e pela TIM, com a qual não renovará.

Padrinhos
A Traffic, também parceira de Ronaldo, não participa dos novos acordos. As negociações estão sendo feitas diretamente pela dupla de empresários Alexandre Martins e Reinaldo Pitta.

Para baixo
Globo e CBF devem fechar até o fim da semana o acordo para as eliminatórias da Copa de 2006. O valor será abaixo dos US$ 2 milhões por partida fechados para o qualificatório para o Mundial de 2002.

Guerra de audiência
A Globo também fez proposta para comprar da Traffic os direitos sobre o Pré-Olímpico de 2004. Disputa com o SBT, que transmitirá em julho a Copa Ouro, o primeiro teste da seleção olímpica de Ricardo Gomes.

Pedido de amigo
Há uma chance real de Diego e Robinho não serem convocados para a Copa das Confederações. O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, pedirá à CBF a liberação dos jogadores se o time da Vila estiver nas finais da Libertadores. E deve ser atendido.

Para depois
A cúpula do Clube dos 13 quer reunir todos os 20 afiliados somente no segundo semestre. A idéia é deixar o clima esfriar depois do racha evidenciado na última semana na questão da paralisação do Brasileiro.

Velhos tempos
O diretor de futebol Juvenal Juvêncio tem sido comparado no São Paulo ao ex-técnico Telê Santana. Desde que assumiu o cargo, o ex-presidente cumpre rotina diária no CT do clube. Vigia até a condição dos gramados antes de os atletas irem a campo.

Alô, alô
Eurico Miranda afirma que recebeu ligação de Agnelo Queiroz logo após a Advocacia Geral da União se negar a mexer no Estatuto do Torcedor. Segundo o vascaíno, o ministro falou que a AGU dava a mesma interpretação que ele sobre a lei. Ou seja: que os cartolas só responderiam na Justiça diante de comprovada imprudência.

Fio do bigode
"Acredito na palavra do ministro. Hoje não tenho responsabilidade presumida", diz Eurico. "Só tenho que solicitar segurança para os torcedores."

Problema cultural
O Corinthians achou um culpado pelas longas filas no Pacaembu: o público. Para o clube, os torcedores têm que se habituar a comprar entradas com antecedência. Até o meio-dia, apenas 300 ingressos haviam sido comercializados.

Mais um livre
Presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gerasime Bozikis disse que também possui o parecer do ministério que livra os esportes que não o futebol de seguirem o estatuto.

Pela metade
Mesmo dizendo-se livre de seguir o código, a Confederação Brasileira de Vôlei cumpriu uma parte dos itens do estatuto nos jogos da Liga Mundial. Só "esqueceu-se" de informar público e renda e de coibir o trabalho de cambistas, que vendiam ingressos a R$ 40 até dentro do estacionamento do Ibirapuera.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Gil de Ferran, quando questionado sobre o que faria se recebesse ordem da Penske para deixar seu companheiro Hélio Castro Neves passar:
- Se isso acontecesse, meu rádio iria sofrer um problema repentinamente.

CONTRA-ATAQUE

Eu odeio esse jogo

Cada esporte tem os detratores que merece. Quem já não ouviu "futebol é o ópio do povo" ou "piloto de F-1 não é atleta"?
Pois o golfe não é exceção e coleciona difamadores, alguns ilustres, como o escritor norte-americano Mark Twain (1835-1910) e o estadista britânico Winston Churchill (1874-1965).
O literato disse que "o golfe é uma bela caminhada jogada fora". O político não foi menos cáustico: "É um jogo cujo objetivo é acertar uma bolinha minúscula em um buraco menor ainda usando para esse propósito um taco particularmente malfeito."
Entre os críticos, se somou até um astro do esporte, Tiger Woods. Ele soltou esta pérola:
- O hóquei é um esporte para brancos. O basquete, para negros. Já o golfe é um esporte para brancos que se vestem como se fossem cafetões negros.


Próximo Texto: Lei entra em campo; torcida sai
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.