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F-1
Sob contrato da McLaren, piloto brasileiro vai esperar até o mês de agosto para definir o seu futuro na categoria
Jordan quer Zonta para a vaga de Hill
FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Magny-Cours
A equipe Jordan convidou o piloto brasileiro Ricardo Zonta para
ocupar a vaga de Damon Hill no
Mundial de F-1 do ano que vem.
A sondagem aconteceu na quarta-feira da semana passada, mesmo dia em que Hill, 38, divulgou,
em Londres, sua decisão de parar
ao final desta temporada.
Caso o inglês se aposente no próximo mês, após o GP da Inglaterra,
como especula-se, um "piloto-tampão" -provavelmente o finlandês Mika Salo- será chamado às pressas. Para 2000, porém, a
equipe procura outra solução.
O irlandês Eddie Jordan, dono
do time, vangloria-se de desenvolver pilotos na F-1, como Rubens
Barrichello, Eddie Irvine e Ralf
Schumacher, e estaria enxergando
em Zonta, 23, uma possibilidade
de continuar com essa "escola".
O brasileiro já foi piloto de testes
da Jordan em 1997, quando disputava o campeonato de F-3.000.
No ano passado, contratado pela
McLaren, testou o MP4/13 e foi
emprestado para a Mercedes para
disputar o Mundial de GT, campeonato que acabou vencendo.
Zonta ainda tem contrato com a
McLaren e nesta temporada estreou na F-1 graças a uma triangulação com a equipe BAR.
Ele ainda não deu uma resposta
definitiva a Eddie Jordan. Mas,
provavelmente, deve aguardar até
agosto, quando vence uma cláusula que dá à McLaren prioridade em
tê-lo para o próximo ano.
O time campeão do mundo, no
entanto, dificilmente exercerá em
dois meses a opção por Zonta.
Até agora, o piloto não vem tendo um bom ano de estréia. Bateu
forte nos treinos para o GP Brasil e,
com oito tendões do pé esquerdo
rompidos, perdeu quatro das seis
etapas já disputadas.
Uma eventual transferência para
a Jordan representaria um avanço
na carreira de Zonta. A Jordan foi
quarta colocada no Mundial de
Construtores do ano passado, enquanto a BAR é uma equipe estreante, ainda atrás de um equipamento rápido e confiável.
Para o ano que vem, os dois times
contarão com motores da Honda,
que voltará à categoria.
Além do brasileiro, outros quatro pilotos teriam sido sondados
pelo dirigente irlandês: Eddie Irvine, David Coulthard, Jean Alesi e
Giancarlo Fisichella.
Entre esses, o mais próximo de
um acordo seria Alesi, cujo contrato com a Sauber termina ao final
desta temporada. Jordan também
havia declarado que gostaria de
contar com um homem experiente, e o francês é o piloto que mais
disputou GPs na atualidade.
Outro ponto a favor de Alesi: o
francês foi campeão da F-3.000 há
exatos dez anos, pilotando para o
time de Eddie Jordan, "embrião"
de sua atual equipe na F-1.
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