São Paulo, Sábado, 26 de Junho de 1999
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F-1
Sob contrato da McLaren, piloto brasileiro vai esperar até o mês de agosto para definir o seu futuro na categoria
Jordan quer Zonta para a vaga de Hill

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Magny-Cours

A equipe Jordan convidou o piloto brasileiro Ricardo Zonta para ocupar a vaga de Damon Hill no Mundial de F-1 do ano que vem.
A sondagem aconteceu na quarta-feira da semana passada, mesmo dia em que Hill, 38, divulgou, em Londres, sua decisão de parar ao final desta temporada.
Caso o inglês se aposente no próximo mês, após o GP da Inglaterra, como especula-se, um "piloto-tampão" -provavelmente o finlandês Mika Salo- será chamado às pressas. Para 2000, porém, a equipe procura outra solução.
O irlandês Eddie Jordan, dono do time, vangloria-se de desenvolver pilotos na F-1, como Rubens Barrichello, Eddie Irvine e Ralf Schumacher, e estaria enxergando em Zonta, 23, uma possibilidade de continuar com essa "escola".
O brasileiro já foi piloto de testes da Jordan em 1997, quando disputava o campeonato de F-3.000.
No ano passado, contratado pela McLaren, testou o MP4/13 e foi emprestado para a Mercedes para disputar o Mundial de GT, campeonato que acabou vencendo.
Zonta ainda tem contrato com a McLaren e nesta temporada estreou na F-1 graças a uma triangulação com a equipe BAR.
Ele ainda não deu uma resposta definitiva a Eddie Jordan. Mas, provavelmente, deve aguardar até agosto, quando vence uma cláusula que dá à McLaren prioridade em tê-lo para o próximo ano.
O time campeão do mundo, no entanto, dificilmente exercerá em dois meses a opção por Zonta.
Até agora, o piloto não vem tendo um bom ano de estréia. Bateu forte nos treinos para o GP Brasil e, com oito tendões do pé esquerdo rompidos, perdeu quatro das seis etapas já disputadas.
Uma eventual transferência para a Jordan representaria um avanço na carreira de Zonta. A Jordan foi quarta colocada no Mundial de Construtores do ano passado, enquanto a BAR é uma equipe estreante, ainda atrás de um equipamento rápido e confiável.
Para o ano que vem, os dois times contarão com motores da Honda, que voltará à categoria.
Além do brasileiro, outros quatro pilotos teriam sido sondados pelo dirigente irlandês: Eddie Irvine, David Coulthard, Jean Alesi e Giancarlo Fisichella.
Entre esses, o mais próximo de um acordo seria Alesi, cujo contrato com a Sauber termina ao final desta temporada. Jordan também havia declarado que gostaria de contar com um homem experiente, e o francês é o piloto que mais disputou GPs na atualidade.
Outro ponto a favor de Alesi: o francês foi campeão da F-3.000 há exatos dez anos, pilotando para o time de Eddie Jordan, "embrião" de sua atual equipe na F-1.


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