São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Ferrari vira líder entre as equipes da F-1
FIA pune McLaren, mas confirma vitória de Hakkinen na Áustria

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O finlandês Mika Hakkinen conservou os pontos de sua vitória no GP da Áustria, disputado em Zeltweg, há duas semanas.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou ontem o resultado da perícia na central eletrônica de seu carro e decidiu não punir o bicampeão da F-1.
Apesar disso, a McLaren, equipe de Hakkinen, levou uma multa de US$ 50 mil e perdeu os pontos da vitória em Zeltweg na contagem do Mundial de Construtores. Com isso, a Ferrari recuperou a liderança entre as equipes. A escuderia italiana agora está com 92 pontos, contra 88 do time inglês.
A FIA tomou a decisão depois de receber uma detalhada análise da unidade de controle eletrônico do carro da McLaren. O relatório foi elaborado por técnicos do GP da Áustria, que constataram que faltava um lacre obrigatório na caixa eletrônica do carro.
Com a confirmação da vitória, Hakkinen continua oito pontos atrás de Michael Schumacher no Mundial de Pilotos. O alemão permanece com 56 pontos, contra 50 do escocês David Coulthard e 48 do piloto finlandês.
Reunidos para estudar o caso, os comissários chegaram à conclusão de que o piloto não teve culpa de seu carro não estar com o lacre obrigatório na caixa eletrônica. Apesar disso, os técnicos consideraram que houve responsabilidade da McLaren.
"Foi um golpe duro, mas temos que aceitá-lo", afirmou Norbert Haug, executivo da equipe inglesa, que não irá recorrer.
"Por sorte, Mika foi confirmado como vencedor. Qualquer outro desenlace teria sido um erro", completou o dirigente.


Texto Anterior: CBAt só deve julgar caso após o Troféu Brasil
Próximo Texto: Vôlei: Brasil define grupo para a disputa do GP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.