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AUTOMOBILISMO
Equipe demite alemão, e brasileiro correrá GP da Alemanha
Frentzen cai, Jordan chama Zonta
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A HOCKENHEIM
Às vésperas do GP da Alemanha, 12ª etapa do Mundial de F-1,
a Jordan demitiu ontem o alemão
Heinz-Harald Frentzen. Na sua
vaga, correrá o piloto de testes da
equipe, o brasileiro Ricardo Zonta, que ficou sabendo da convocação por meio de um office-boy.
"Eu só soube hoje [ontem] de
manhã. Um cara da equipe me ligou perguntando se eu tinha credencial para ir de carro ao autódromo. Achei estranho, já que
eles nunca tinham se preocupado
com isso, e perguntei o porquê.
Daí ele falou que eu iria correr",
disse Zonta, à Folha, por telefone.
O piloto estava em Mônaco, onde mora, quando recebeu a notícia. Apenas hoje à tarde ele viajará
para Hockenheim. Amanhã, começam os treinos livres.
A demissão de Frentzen causou
estranheza no paddock. À exceção das equipes nanicas, dificilmente um piloto é demitido em
plena metade de temporada.
O caso tem dois agravantes.
Primeiro: duas das três vitórias
da Jordan na F-1 foram conquistadas pelo alemão, em 1999, quando ele ficou em terceiro no Mundial. Segundo: há um mês, o time
havia anunciado a renovação do
seu contrato até o fim de 2002.
Em um comunicado sucinto,
com apenas sete linhas, o time
alegou que Frentzen vem fazendo
um mau campeonato. E deixou
transparecer que o piloto se desentendeu com os dirigentes após
o GP da Inglaterra, no dia 15.
"Este ano estava sendo decepcionante para ele e para nós", explicou Eddie Jordan, dono da
equipe. "Trocamos algumas opiniões após a prova da Inglaterra, e
essa decisão é o resultado disso."
Na mesma linha, Frentzen divulgou uma nota concisa em seu
site na Internet. Nela, afirma que
seus advogados já analisam medidas legais contra a equipe.
Hoje, ele é somente o 11º no
Mundial, com 6 pontos. Jarno
Trulli, seu companheiro de time, é
o nono, com três pontos a mais.
Apesar da pouca diferença na
classificação, o italiano vem fazendo uma campanha mais regular, enquanto Frentzen não marca
um ponto desde o GP de San Marino, há mais de três meses.
"Eu sabia que alguma coisa estava acontecendo. Na semana
passada, o Frentzen iria treinar
dois dias em Monza, mas simplesmente não apareceu, não foi. Aí, a
equipe pediu para que eu continuasse testando", declarou Zonta,
piloto da BAR em 1999/2000, que
ainda não está confirmado como
titular para o resto da temporada.
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