São Paulo, domingo, 26 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1
Hakkinen, líder do campeonato, e Schumacher, vice-líder, dividem a segunda fila na largada do GP da Áustria
Chuva em Zeltweg põe Fisichella na pole

das agências internacionais

O italiano Giancarlo Fisichella aproveitou a chuva de ontem em Zeltweg, fez a opção correta com os pneus Bridgestone, e larga hoje na primeira posição do grid do GP da Áustria, 10ª etapa da F-1.
Foi a primeira pole de sua carreira e a primeira de um piloto da Itália desde que Riccardo Patrese largou na frente na Hungria, em 92.
"Estava torcendo para que a chuva viesse", disse o piloto. "Mas, quando vi a intensidade com que ela caia no início do treino, comecei a ficar preocupado."
O treino oficial de ontem começou com chuva forte. Nos 21 minutos iniciais de treino, ninguém entrou na pista. A partir daí, os primeiros que se aventuraram acabaram rodando.
O próprio Fisichella rodou duas vezes em suas primeiras tentativas de marcar tempo.
O segundo lugar no grid ficou com o francês Jean Alesi, da Benetton. Mika Hakkinen, da McLaren, e Michael Schumacher, da Ferrari, respectivamente líder e vice-líder do campeonato, dividem a segunda fila.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Stewart, repetiu seu desempenho dos treinos livres de sexta-feira e larga na quinta posição.

Último minuto
Diferentemente do que ocorre em pista seca, quando as posições vão se definindo ao longo do treino, a sessão de ontem só foi definida nos instantes finais.
Até o último minuto, o pole era Schumacher, com 1min30s551.
Enquanto a maioria dos pilotos optou por colocar pneus intermediários, para aproveitar o trilho que àquela altura se formava no asfalto, Fisichella se manteve com os pneus de chuva.
E, no último minuto da sessão, cravou 1min29s598, à média de 173,535 km/h.
"Meus engenheiros me perguntaram se eu queria trocar os pneus para a última tentativa, mas decidimos manter os pneus de chuva", declarou o italiano. "Certamente foi a opção mais correta."
Desde a temporada passada, os pneus Bridgestone são notadamente superiores aos Goodyear em pista molhada.
Assim, hoje a chuva, prevista pela meteorologia austríaca, passa a ser uma esperança para as equipes calçadas com os pneus japoneses, como McLaren e Benetton.
"Se chover, não vai ser excitante só para nós. Vai ser uma corrida muito interessante para o público assistir", declarou Alesi.
A prova de hoje em Zeltweg vale a liderança do campeonato.
Schumacher está dois pontos atrás de Hakkinen e pode alcançar pela primeira vez a liderança desta temporada caso chegue à frente do piloto finlandês.

NA TV - GP da Áustria, Globo, ao vivo, às 9h



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.