São Paulo, Segunda-feira, 26 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Com 83% de acerto nas finalizações, maior investimento corintiano foi o destaque contra o Gama
Luizão faz 4 gols, e Corinthians vence

LUCIO VAZ
da Sucursal de Brasília


Após levar um susto, sofrendo dois gols em 22 minutos de jogo, o Corinthians conseguiu se recuperar e, com quatro gols do estreante Luizão, venceu o Gama ontem à tarde, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A contratação mais cara do Corinthians para o Brasileiro -Luizão custou R$ 12,6 milhões- foi o destaque da partida, embora os dois gols corintianos que levaram ao empate ainda no primeiro tempo tenham ocorrido por falhas geradas pelo nervosismo e pela inexperiência de alguns jogadores do Gama.
O time de Brasília não disputava a primeira divisão do Campeonato Brasileiro desde 1980.
Luizão fez seis finalizações na partida, cinco delas certas, com índice de 83% de acerto, segundo levantamento do Datafolha. O maior finalizador do último Campeonato Paulista, por exemplo, que foi Marcelinho, do Corinthians, teve média de 5,7 por jogo, com 46% de acerto.
O Corinthians começou atacando. Aos 2min, Luizão cabeceou na pequena área por cima do gol. O Gama reagiu. Aos 10min, após escanteio, Kabila cabeceou à esquerda do gol de Maurício.
Os dois times tinham dificuldade para tocar a bola por causa dos buracos no gramado.
Aos 15 min, Mazinho Loyola foi lançado pela direita, driblou Nenê, entrou na área e foi derrubado. O juiz marcou pênalti. Alexandre Gaúcho chutou forte no canto esquerdo e fez 1 a 0.
Aos 22 minutos, quando Luizão ainda demonstrava pouco entrosamento e o Corinthians não conseguia chegar ao ataque de forma organizada, o Gama ampliou. Alexandre Gaúcho driblou dois adversários e deixou Romualdo na frente do gol. O centroavante desviou do goleiro e fez 2 a 0.
No lance de pior qualidade técnica da partida, o Corinthians recebeu um presente do adversário. Aos 31min, Luizão recebeu cruzamento longo pelo meio, aproveitou uma falha infantil da defesa do Gama e fez o primeiro gol.
O goleiro Alexandre e o zagueiro Nen hesitaram na hora de decidir quem chutaria a bola para longe e permitiram a conclusão do atacante na entrada da área.
O Corinthians cresceu em campo e passou a pressionar o adversário, enquanto o Gama ficou abalado e recuou.
O empate chegou aos 47min, em nova falha da defesa adversária. Marcelinho cruzou da esquerda, o goleiro Alexandre chocou-se com um zagueiro e deixou a bola escapar livre para Luizão. O atacante arrematou de esquerda.
Com o jogo na mão no segundo tempo, o time paulista foi ao ataque com toque de bola rápido.
Luizão teve a chance de desempatar aos 3min. Recebeu de Fernando, mas chutou nas mãos do goleiro. Aos 10min, o Gama teve dupla oportunidade, com chute de Alexandre Gaúcho e rebote aproveitado por Lindomar, mas Maurício defendeu.
O gol do empate veio aos 32 minutos, em nova falha do adversário. Dois jogadores do Gama disputaram a mesma bola, que sobrou para Marcelinho. O meia tocou para Luizão, que driblou o zagueiro e chutou no ângulo.
Logo depois, Dinei cruzou da direita. A bola passou por Marcelinho, e Luizão fechou o placar.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Os Trapalhões levam Luizão à artilharia
Próximo Texto: Atacante festeja com crítica a ex-clube
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.