São Paulo, terça, 26 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE NO MUNDO
Currículo

MELCHIADES FILHO
Duas vitórias separam Janeth da consagração como a jogadora mais vitoriosa dos 101 anos de vida do basquete nacional.
Janeth, 28, ostenta os mesmos grandes títulos de Hortência e Paula. Também era titular nas seleções que conquistaram o ouro no Pan-Americano de Cuba-91, o ouro no Mundial da Austrália-94 e a prata na Olimpíada de Atlanta-96.
Agora, nos EUA, chegou a vez de a discreta ala arriscar o grande pulo internacional que as deusas brasileiras da bola-ao-cesto não tiveram tempo -ou gás- para dar.
Seu time, o Houston Comets, disputa na quinta-feira uma semifinal do campeonato inaugural da WNBA, a versão feminina da principal liga do mundo.
Caso derrote o Charlotte Sting, joga sábado a finalíssima do torneio, um marco na história moderna do esporte.
A tarefa de Janeth & Cia não parece tão dura, hoje.
Com 18 vitórias em 28 jogos, o Houston fez a melhor campanha da fase classificatória entre os oito times da WNBA.
Possui a cestinha da competição -a armadora Cynthia Cooper, 22,1 pontos por partida- e conta com a vantagem de duelar em seu ginásio contra o Charlotte (15v e 13d).
No ataque, Janeth tem atuado como válvula de segurança -é a terceira opção, sempre nas infiltrações. Na defesa, vem cuidando da principal arremessadora adversária.
A outra semifinal da WNBA reúne as equipes do Phoenix Mercury (16v e 12d) e do New York Liberty (17v e 11d).
Em tempo: os jogos de quinta e sábado serão transmitidos para o Brasil pela ESPN.

Em razão de piripaque no meu computador, a coluna da semana passada engoliu o nome da oitava (sim, eram oito norte-americanos!) vítima do Brasil de Oscar e Marcel na final do Pan-Americano de 87 que um dia chegaria à NBA: Pooh Richardson.

Recuperação
Considerada a melhor jogadora dos EUA, Sheryl Swoopes reforça o Houston nas finais da WNBA dois meses depois de dar à luz o seu primeiro filho. A ala ganhou 22 kg na gravidez, mas tentou manter a forma fazendo musculação e bicicleta até o sexto mês. Uma semana após o parto, aliás, Swoopes retomou o seu trabalho com os halteres. Ela já é a principal reserva da equipe -briga pela posição de Janeth.

Vida nova
Cheryl Miller faz bonito em Phoenix no seu debute como treinadora. Uma das principais jogadoras da história do basquete dos EUA (uma das raríssimas que conseguiam enterrar), é irmã de Reggie Miller, cestinha do Indiana Pacers.

Raio X
A jogadora da WNBA possui, em média, 27,3 anos, 1,81 m e 75 kg.

E-mail melk@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.