UOL


São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Time perde para Argentina

Brasil sofre derrota em estréia na 2ª fase

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina começou com derrota a segunda fase do Pré-Olímpico de Porto Rico. Ontem, no ginásio Roberto Clemente, em San Juan, a equipe do técnico Lula foi derrotada pela arqui-rival Argentina, por 76 a 74.
Anteontem, o Brasil havia encerrado sua participação na primeira fase da competição com uma boa vitória, de 104 a 72, sobre a República Dominicana, mesmo adversário da final do Pan-Americano de Santo Domingo.
Hoje, a equipe nacional volta à quadra para enfrentar o Canadá.
O primeiro tempo do jogo de ontem foi equilibrado. Embora os rivais dominassem o marcador, não conseguiam se distanciar. A Argentina dependia excessivamente das jogadas de Nocioni no garrafão -o ala fez 14 pontos no jogo, 11 deles no primeiro tempo.
Já o Brasil arriscava mais arremessos de três pontos, em uma tentativa de diminuir a vantagem adversária, mas sem conseguir um bom índice de aproveitamento (33,3% na etapa inicial).
No terceiro quarto, a equipe brasileira deu mostras de que poderia virar, chegando inclusive a comandar o marcador em alguns momentos. A Argentina se enfraqueceu quando Nocioni cometeu a sua quarta falta. O ala foi preservado pelo técnico Ruben Magnano, que o colocou no banco.
Após cometer seguidos erros no ataque durante o último período, a seleção chegou a ficar 12 pontos atrás da Argentina (70 a 58).
Com o marcador adverso, o técnico Lula apostou em uma marcação por pressão e em uma formação alta na quadra, com Tiago Splitter (2,11 m), Anderson Varejão (2,09 m) e Nenê (2,07 m).
A seleção melhorou, mas não conseguiu virar. "Foi uma pena. Alternamos bons e maus momentos na defesa. A Argentina se aproveitou desses detalhes e saiu com a vitória", analisou Anderson Varejão, que foi o cestinha da partida, com 16 pontos.


NA TV - Brasil x Canadá, na Sportv, ao vivo, às 23h


Texto Anterior: Técnico quer Leila de volta à quadra
Próximo Texto: Panorâmica - F-1: Empresário afirma que Schumacher não pára
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.