São Paulo, sábado, 26 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Brasileiro será companheiro de equipe do atual campeão mundial, o canadense Jacques Villeneuve
Ricardo Zonta é o 22º brasileiro na F-1

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Nurburgring

O brasileiro Ricardo Zonta, 22, estreará na F-1 na próxima temporada, pilotando para a equipe BAR (British American Racing).
Seu contrato foi fechado nesta semana, na sede do time, na Inglaterra, e um anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias.
Zonta vai se tornar o 22º brasileiro da história a pilotar um F-1.
Campeão de F-3000 em 97, vice-líder da FIA-GT e piloto de testes da McLaren neste ano, ele será companheiro do atual campeão mundial, Jacques Villeneuve.
Pilotará um carro que já está sendo construído sob supervisão da Reynard, maior fábrica de chassis para corrida do mundo, empurrado pelo motor Supertech -versão mais potente dos Mecachrone que equipam a Williams.
Apesar do contrato com a BAR, o brasileiro continuará preso à McLaren, que pode exigir seu retorno dentro de dois anos, caso ele obtenha bons resultados.
Zonta pode ainda ter apoio da Souza Cruz, empresa brasileira que integra a multinacional do setor de cigarros British American Tobacco, uma das sócias da BAR.
No caso, levaria patrocínio da Hollywood, que já banca o carro de Mauricio Gugelmin na Indy.
Todo o pacote traz ao piloto perspectivas melhores do que as dos últimos brasileiros a atingirem a F-1, sempre em equipes de pouca estrutura e minguados recursos.
A BAR surgiu da união entre a British American Tobacco, o empresário e "mentor" de Villeneuve, Craig Pollock, e Adrian Reynard, dono da Reynard.
O grupo comprou a Tyrrell e conseguiu um acordo com Flavio Briatore, que controla os motores Mecachrome, para receber o propulsor Supertech.
Os carros da BAR deverão apresentar uma novidade: terão pinturas diferentes um do outro. Um deles levará o logotipo do cigarro Lucky Strike, e o outro será pintado com a marca 555.
² Diniz
O brasileiro Pedro Paulo Diniz deve anunciar também na próxima semana sua nova equipe.
Ele já tem o contrato em mãos para ser companheiro de Jean Alesi na Sauber em 99.
O piloto esteve na semana passada na Suíça, na fábrica do time. Seu empresário, José Carlos Brunoro, visitou ontem a equipe, onde conversou com dirigentes.
Diniz ainda discute algumas cláusulas antes da assinatura com Peter Sauber, mas sua saída da Arrows ao final do campeonato já é considerada praticamente certa nos bastidores da F-1.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.