UOL


São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

Nova droga agita MLB e NFL

THG modifica rotina de ligas americanas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os recentes escândalos no Mundial de atletismo e o anúncio da descoberta de uma nova substância chamou a atenção de quem mais faz vistas grossas para o doping de atletas de elite.
A NFL (futebol americano) e a MLB (beisebol), duas das principais ligas profissionais de esportes nos EUA e que mantêm listas próprias de substâncias dopantes -diferente da relação adotada pela Wada, a agência mundial antidoping-, já aventaram a possibilidade de seguir o exemplo da Iaaf (a federação internacional de atletismo) e promover o "recall" de exames antidoping.
Na semana passada, após a Iaaf anunciar a decisão de reexaminar as amostras dos atletas que participaram do último Mundial -realizado em agosto, em Paris-, dirigentes da NFL e da MLB se pronunciaram a respeito da descoberta do esteróide anabólico THG (tetraidroestrina) e anunciaram os próximos passos para evitar que atletas o utilizem.
A liga de futebol americano já incluiu a THG entre as substâncias proibidas e considerou a hipótese de seguir o exemplo do atletismo e promover uma revisão nos exames antidoping. "Isso poderia acontecer. Não descartamos essa possibilidade", disse Greg Aiello, porta-voz da NFL.
Na entidade do beisebol, a reação ao novo esteróide foi mais tímida. A MLB disse ser impossível refazer os testes em seus atletas, mas declarou que promoverá uma discussão com os jogadores para adicionar o THG entre as substâncias proibidas na temporada do próximo ano.
Nos últimos dias, jogadores de beisebol consagrados tiveram seus nomes envolvidos no escândalo de doping nos EUA. Atletas como Barry Bonds (recordista de home runs no beisebol) e Jason Giambi (ídolo do New York Yankees, time mais vitorioso da MLB) estão sendo investigados e intimados a depor sobre o uso de doping durante suas carreiras.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Torneio curto destrói projeto de "forasteiros"
Próximo Texto: A rodada: Inter tenta se aproximar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.