São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Status dos brasileiros cai na liga norte-americana

NBA
Jogadores mudam de time ou veem suas equipes perderem estrelas


DE SÃO PAULO

Os quatro brasileiros da NBA dificilmente estarão na mira dos holofotes desta temporada, que começa hoje.
Nenê, do Denver Nuggets, Leandrinho, do Toronto Raptors, Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e o estreante Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, são coadjuvantes na liga dos EUA.
O pivô Nenê entra em seu nono ano na NBA e pode ver sua equipe perder status.
O Denver Nuggets, time mediano que desde 2004 consegue se classificar para os playoffs da Conferência Oeste, corre o risco de perder o ala Carmelo Anthony. O jogador se recusou a renovar o contrato por mais três anos no valor de US$ 65 milhões (R$ 110 milhões).
Aumentaram, assim, as especulações a respeito da saída do jogador. O que resumiria a velocidade ofensiva do time apenas ao veterano armador Chauncey Billups.
Já Nenê teve sua funcionalidade na equipe colocada à prova nos playoffs da temporada passada, quando foi acusado pela imprensa local de "jogar mole" na eliminação para o Utah Jazz, na primeira rodada da fase final.
No Cleveland Cavaliers, o ala-pivô Anderson Varejão viu as chances de título caírem drasticamente com a saída de LeBron James.
O ala americano trocou o time de Ohio pelo Miami Heat, na Flórida, em transferência cheia de polêmicas.
Assim, o Cleveland terá de mudar seu estilo de jogo, e Varejão, um jogador eminentemente defensivo, terá de se aperfeiçoar ofensivamente para levar a equipe às finais.
"Eu acho que Anderson vai se divertir ofensivamente", comentou o técnico do brasileiro, Byron Scott, ao site Cleveland Plain Dealer.
Talvez Varejão não tenha tempo de assimilar as orientações de seu treinador.
O ala-pivô passou a ser o figura principal na especulação que envolve Carmelo Anthony. A imprensa especializada em basquete dos EUA divulgou ontem, na internet, que o Denver Nuggets aceitaria promover uma troca com o Cleveland para ter o brasileiro em seu garrafão.
O ala-armador Leandrinho foi o que sofreu a maior queda entre os brasileiros.
No meio do ano, ele foi incluído em uma negociação entre o Phoenix Suns, equipe pela qual atuou desde 2003, e o Toronto Raptors.
A franquia do Canadá é uma das piores de toda a liga americana e não tem grandes aspirações para este ano.
O jogador brasileiro sofreu desvalorização porque sofreu com contusões no campeonato passado e perdeu espaço para o novato esloveno Goran Dragic.
O estreante Tiago Splitter, destaque da seleção, trocou a condição de melhor jogador do Campeonato Espanhol, em que atuava pelo Caja Laboral, do País Basco, para a de novato no San Antonio Spurs. Será reserva do experiente Tim Duncan.


Com as agências de notícias


Texto Anterior: Vôlei: Sem sono, seleção afina ataque para o Mundial
Próximo Texto: LeBron James é vaiado até em casamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.