São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidas sem vencedor crescem 10%

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de vitórias cada vez mais rasas, o torcedor que acompanha o Campeonato Brasileiro observa outra tendência: o aumento dos empates.
Até a 36ª rodada, nada menos que 27,2% de todas as partidas terminaram empatadas. No ano passado, o índice de empates no mesmo período foi de 24,7% e, em 2007, 24,1%. Em números absolutos, o total de empates subiu 10,1% entre 2008 e 2009.
Entre 2003 e 2005, o campeonato tinha mais clubes e, consequentemente, mais partidas. Mesmo assim, o índice de de igualdades desta temporada supera toda a série histórica dos pontos corridos, iniciada em 2003.
Jogos sem vencedores passaram a ser mais habituais também entre os líderes da competição. São Paulo, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG e Cruzeiro empataram 56 vezes. No ano passado, os seis primeiros haviam empatado 51 vezes no mesmo período.
O Botafogo, time que mais empatou nesta edição (14 vezes), corrobora a tese de que a igualdade no placar é um mau negócio nos pontos corridos.
O time é o 16º colocado e luta para não cair. Destes 14 empates, se tivesse vencido quatro jogos, empatado dois e perdido oito vezes, o Botafogo estaria com os mesmos 44 pontos, mas em 13º lugar, graças ao número de vitórias.
Depois do Botafogo, são recordistas de empate Barueri, Santos e Fluminense, com 12 cada um -os dois primeiros lutam por vagas na Copa Sul-Americana, enquanto o Fluminense segue tentando fugir do rebaixamento. (LR)


Texto Anterior: Nacional é o mais "magro" desde 2003
Próximo Texto: Cruzeiro: Saldo de gols ruim preocupa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.