São Paulo, terça, 27 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL AMERICANO
Conferência Americana não batia a Nacional na decisão da liga profissional dos EUA havia 13 anos
Denver vence Super Bowl e derruba tabu

da Reportagem Local

O Denver Broncos derrotou o Green Bay Packers por 31 a 24 em um dos Super Bowls mais emocionantes de todos os tempos e quebrou um tabu de 13 anos que vigorava na final do futebol americano.
A vitória do time campeão da Conferência Americana sobre o da Nacional, fato inexistente nas últimas 13 edições, foi confirmada a apenas 32 segundos do final. O jogo durou três horas e 25 minutos.
Até então, o Green Bay, favorito para a partida decisiva da NFL (National Football League), a liga profissional de futebol americano, tinha chance de empatar a partida e levá-la à prorrogação.
Mas um passe errado de seu principal jogador, Brett Favre, selou o resultado que consagrou a equipe do veterano lançador John Elway, 37. Com 15 anos de NFL, ele disputava seu quarto Super Bowl -saíra derrotado de maneira humilhante nas três anteriores.
O melhor jogador do Super Bowl 32, no entanto, foi o running back Terrell Davis, especialista no jogo de corrida, que avançou 157 jardas e fez três touchdowns, inclusive o que desempatou o jogo a apenas um minuto e 45 segundos do final.
Até que a decisão chegasse aos seus últimos dois minutos derradeiros com várias "opções de final possíveis", os 68.912 pagantes no Qualcomm Stadium, em San Diego (Califórnia), viram um dos duelos mais intensos do ano.
O Green Bay saiu na frente, com um touchdown do recebedor Antonio Freeman, e fez 7 a 0. O Denver, com Davis, empatou. E dobrou o seu placar com outro touchdown, este de Elway.
Antes ainda que o intervalo chegasse, os Broncos marcaram ou um field goal (chute em direção ao "Y") e sofreram um touchdown, após passe de Favre para o grandalhão Mark Chmura. No meio tempo, Denver 17 x 14 Green Bay.
No início do segundo tempo, o Green Bay empatou em 17 com outro field goal. A partir daí, as equipes cometeram erros incomuns, o que tornou a partida imprevisível.
Davis marcou novamente, colocando o Denver na frente, 24 a 17. Freeman empatou a decisão em 24. E Davis fez seu terceiro touchdown da noite -já madrugada no Brasil-, definindo o placar em 31 a 24 a menos de dois minutos do fim.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.