UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Mais lenha
O SBT, que luta com a Globo para exibir o Paulista-03, diz que a concorrente nem pagou a parcela do último dia 20 para a federação pelos direitos do torneio. Mas a Globo avisa: para a entidade, agora, não vai um tostão. Tudo será depositado em juízo.

Patetada
Funcionários da FPF que tentavam arrancar os cabos de transmissão da Globo durante o jogo Santo André x Santos protagonizaram uma cena ridícula. Por pouco não arrancaram os do SBT, que queriam defender.

Prazo
A Record vai ficar na espera. Acha que até quinta a Justiça dá uma decisão favorável à Globo e que no próximo final de semana as duas poderão exibir o Paulista. Se até lá não conseguir, deve desistir da empreitada.

Legião estrangeira
A lista de convocados que atuam fora do país para o amistoso contra a China, no dia 12, terá 18 nomes. O anúncio será feito amanhã por Carlos Alberto Parreira, que mesclará a base da Copa com alguns atletas chamados para o amistoso contra a Coréia do Sul, em novembro.

Para poucos
A relação de atletas que jogam no Brasil, a ser divulgada no dia 4, só terá quatro nomes. Parreira e Zagallo evitarão desfalcar os times nacionais nos Estaduais. A prioridade aos "europeus" também se deve ao fato de eles estarem mais próximos da China -a seleção só terá dois dias para se adaptar ao fuso e treinar.

Desejados
O São Paulo é quem corre mais risco de perder atletas. Kaká e Ricardinho são elogiados a todo instante pela nova comissão técnica da CBF.

Olhos no lance
A pedido de Parreira e Zagallo, a CBF contratou dois novos cinegrafistas. Eles terão de filmar posicionamentos táticos de adversários do Brasil e da própria seleção. A dupla, que morava no exterior e voltou ao país só para a função, usará o Estadual do RJ como "laboratório".

Adiado
Embora a Liga do Nordeste tenha obtido liminar que obriga a Globo a transmitir o "Nordestão" e lhe pagar a primeira parcela do contrato, o torneio não começou ontem, como previsto. A entidade diz não ter recebido o dinheiro e espera dar início ao campeonato nesta semana -apesar de a maioria dos clubes já ter estreado nos Estaduais.

Café-com-leite
Maior defensor do regional e contrário aos Estaduais, o presidente do Vitória, Paulo Carneiro, ordenou que o seu time fosse a campo com juniores no Baiano. "Para um campeonato inexpressivo, um time menor."

Tabelinha
Após romper com César Sampaio, Rivaldo -que será convocado para a seleção amanhã, apesar das queixas do Milan- tem novo sócio: Marlene Mattos. Juntos, vão gerenciar carreiras de atletas, ramo já explorado pela ex-empresária de Xuxa.

Conselho
Paulo Serdan, líder da Mancha Alviverde, disse ter ouvido de Luiz Gonzaga Belluzzo, oposicionista derrotado nas eleições do Palmeiras, que a torcida deveria se manter neutra no pleito. A Mancha foi acusada por conselheiros de ter recebido dinheiro da atual diretoria para ficar calada e não apoiar Belluzzo.

Cão de guarda
Serdan nega ter tido auxílio de Mustafá Contursi. "No ano passado, ajudaram no Carnaval [a torcida tem uma escola de samba], mas, neste, até agora nada". E diz que a oposição queria apoio da organizada só para intimidar os conselheiros. "Vêem a Mancha como um pitbull."

Casal músculo
Campeã do Aberto da Austrália, Serena Williams, que já teve uma quedinha por Guga, sai de Melbourne com uma nova paixão: James Blake. A tenista acompanhou os jogos do americano e não cansou de elogiar os músculos do compatriota.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Rogério, goleiro do São Paulo, sobre o desempenho do time do Morumbi ontem, na derrota para o Paulista:
- Aconteceu foi que do outro lado do campo tinha uma equipe que o São Paulo não conseguiu bater. E olha que não era uma grande equipe, não era nada de espetacular.

CONTRA-ATAQUE

O temível Ventilador

No futebol, é comum jogadores afirmarem que não tomam banho e comem cebola e alho para afugentar os rivais.
Na década de 60, o goleiro Raul Plassmann e os zagueiros Perfumo e Morais, que atuavam pelo Cruzeiro, sofreram com o centroavante Ventilador, da equipe do Confiança-SE.
Sem ter conhecimento da fetidez do rival, o goleiro gritava para Perfumo e Morais atuarem mais pela direita, setor do campo em que o camisa 9 do Confiança se movimentava.
Primeiro, Raul conversou com Perfumo e disse que ele deveria marcar o atacante, mas o zagueiro argentino respondeu:
- No, no, no.
Sem entender, o goleiro recorreu a Morais, para que o colega trocasse de posição com Perfumo, mas o zagueiro também se recusou a marcar Ventilador.
Em um escanteio, entretanto, o goleiro percebeu o que tornava o adversário tão temível.
- O Ventilador chegou perto mim. Meu amigo... Era um fedor, uma asa de virilha... Quando ele encostou em mim, eu quase caí duro.


Próximo Texto: Paulista fecha 1ª rodada com futebol em 2º plano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.