São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Questão de tempo


No Havaí, acaba o prazo para a realização do mais tradicional torneio de ondas grandes, e na Austrália começa o Mundial


CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

TERMINA AMANHÃ o período de espera do The Quiksilver In Memory of Eddie Aikau, e quem gosta de surfe em ondas grandes, na remada e com alguns dos maiores nomes da modalidade competindo pela glória de homenagear o mito havaiano, vai ter de esperar. Todos os anos, desde 1987, a sagrada baía de Waimea é preparada para receber a prova, que só ocorre quando o mar tem ondas consistentes com mais de 20 pés havaianos, 30 pés de face, e por isso em só sete oportunidades os 28 convidados foram acionados, mas uma delas foi interrompida porque o mar baixou. A expectativa para a prova é grande e começa meses antes, quando sai a relação de convidados. Com predominância de havaianos, não sobra muito espaço para o grande número de pretendentes. Carlos Burle é nosso único representante, vem figurando na lista há quatro anos, mas ainda não disputou o Eddie. O primeiro campeão foi o irmão mais novo do homenageado, Clyde, 59, que segue convidado. Depois, vieram Keone Downing em 1990 e Noah Johnson em 1999. O australiano Ross Clarke-Jones quebrou a hegemonia havaiana em 2001. No ano seguinte, foi a vez de Kelly Slater surpreender no big surfe. E, em 2004, Bruce Irons surfou onda da série até chegar perto da praia e pôr pra dentro num tubo enorme e fechando, o que levou o público de cerca de 20 mil pessoas ao delírio. Foi a onda do título, o último do Eddie. Como disse Burle, em entrevista ao site oficial do evento: "Coisas boas precisam de tempo". Já Kelly Slater, 37, que é convidado do Eddie, mas não tem tempo a perder, está na Austrália, onde a partir de amanhã começa sua corrida para o décimo título mundial do Tour da ASP. Se nos últimos anos ele começou relutante em se comprometer a competir a temporada toda, neste ano Slater não deixa dúvida sobre a tentação que o recorde de dois dígitos exerce e tenta passar a pressão que diz sentir para os adversários. Serão dez etapas. A do Brasil foi antecipada para junho e a itinerante, surpresa, ganha mais importância por ser a penúltima.

MUNDIAL DE SKATE
A primeira etapa, Rio Vert Jam, acontecerá na semana que vem. Atual campeão da prova e do circuito, Bob Burnquist confirmou presença no Rio e tenta atrair tops do esporte para a prova.

CERIMONIAL DA ASP
Festa na Gold Coast (AUS), ontem, coroou os campeões e os destaques de 2008. Entre eles, a brasileira Silvana Lima, 24, vice no Mundial.

VOLTA AO MUNDO
Os velejadores e boardriders Diogo Guerreiro e Flavio Jardim completaram seis meses a bordo do Itusca. Depois de uma temporada pelo Caribe, seguem para o Panamá.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Atletismo: Iaaf anula mais resultados de atleta dopado
Próximo Texto: Ronaldo se torna pivô de disputa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.