São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volante, Ramires é o artilheiro do Cruzeiro

Esquecido na seleção, atleta já ostenta 7 gols no ano, nenhum de bola parada

Em oito partidas em 2009, cruzeirense balançou mais a rede do que os 3 preferidos por Dunga para a posição em mais de 80 confrontos

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com Dunga, o volante Ramires, 21, não tem cartaz.
Mas, no Cruzeiro, que anteontem empatou com o Deportivo Quito pela Taça Libertadores com um gol de Ramires, ele faz muito mais do só marcar, como os preferidos de Dunga para a posição de volante na sua seleção brasileira.
Em oito jogos na temporada, Ramires já anotou sete tentos -e nenhum deles foi de bola parada. No seu repertório, ele tem gol de cabeça, em jogadas individuais e também de puro oportunismo, como no rebote do goleiro adversário.
Ninguém balançou as redes mais do que ele no Cruzeiro em 2009. No ano passado, Ramires já havia brilhado no ataque. Na mesma Libertadores, por exemplo, foram cinco gols em dez partidas. Na clube mineiro, ele ostenta média total de 0,26 gol por jogo disputado.
"É cada um na sua posição, eu sou volante e vou continuar trabalhando assim. Atacantes nós temos muitos e de muita qualidade. Na hora que aparecerem as oportunidades, vou fazer os gols para ajudar os companheiros", disse Ramires ao site do seu clube, onde também falou que vem treinando as finalizações, o que é um dos segredos da sua facilidade para balançar as redes.
Seus números na artilharia são uma miragem para os escolhidos por Dunga para serem os volantes do time nacional.
Na temporada 2008/2009 dos Nacionais da Europa e dos torneios continentais, Gilberto Silva, Felipe Melo e Josué juntos marcaram quatro gols -os três somados fizeram mais de 80 partidas por essas competições até o momento.
Os três estiveram no grupo que venceu a Itália no último dia 10 -Gilberto Silva e Felipe Melo foram titulares e pouco participaram das jogadas ofensivas da seleção brasileira.

Polêmica
Ramires, que foi reserva na Olimpíada de Pequim, onde mostrou muita timidez, deu sinais de que não digeriu a sua ausência na convocação feita por Dunga, em episódio que gerou grande controvérsia.
"Acho que eles deveriam sim olhar mais um pouco para o Brasil, até porque tem bastante jogador de qualidade", disse, em artigo publicado no site do Cruzeiro, sobre a ausência de jogadores que atuam no Brasil na seleção brasileira. Depois, o clube mineiro soltou comunicado dizendo que em nenhum momento Ramires estava se referindo a Dunga.
O Cruzeiro de Ramires é o único time brasileiro que já jogou duas vezes pela fase de grupos da Libertadores-2009.
Antes de empatar com o Deportivo Quito, quando saiu na frente, mas cedeu o empate no fim -depois de ter dois jogadores expulsos-, o time mineiro havia vencido o Estudiantes na estreia, no Mineirão, por 3 a 0. Também anteontem, o Grêmio, em casa, empatou sem gols com a Universidad de Chile.


Texto Anterior: Dentinho: Atacante pede salário maior
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.